Como criar um produto de excelência

23 de outubro de 2012

Como criar um produto de excelência

Vivemos tempos de grandes mudanças. Hoje a concorrência é tão forte que torna-se fundamental para qualquer empresa criar um produto de excelência para conseguir ter sucesso no mercado.

Esta é, pelo menos, uma das teses defendidas por Seth Godin, um dos gurus do marketing, no seu livro “A Vaca Púrpura”.

Apresentamos alguns dos ingredientes necessários para cozinhar um produto de excelência:

  • Gerar procura recorrendo aos valores menos convencionais do produto: Na hora de criarem os seus produtos, as marcas não devem ter medo de ser “extremistas”. Devem procurar que extremo (o mais rápido; o mais pequeno) se adequa melhor à sua estratégia de marketing e apostar por aí.
  • Jogar pelo seguro é a estratégia mais arriscada de todas: não arriscar é sinónimo de fracasso. Num mercado altamente competitivo, não destacar é o mesmo que ser invisível.
  • Quando algo não funciona, há que começar de novo: quando o produto não é de excelência é importante ter a ousadia para reinventar o rumo da empresa e procurar outro caminho para o êxito.
  • Em vez de vender para as massas deve-se procurar os nichos de mercado: as massas fazem as marcas perder o seu “sex appeal”. É necessário segmentar muito bem o público-alvo dos produtos.
  • Identificar-se com o grupo demográfico mais rentável: as marcas devem identificar o target mais rentável para o seu negócio e desenhar as estratégias que melhor se adequam às especificidades desse target.
  • Beneficiar com a crise: é mais simples lançar um produto de excelência numa época de recessão económica, porque em geral existe medo por parte das empresas em lançarem-se ao mercado e as coisas correm mais rapidamente e de uma forma fluída.
  • Ter a atitude certa: não é preciso ser um génio para se criar um produto de excelência, antes ter a atitude certa. Ter a consciência de que é preciso ter um produto que proporcione negócio a longo prazo.
  • Não ter medo de ser um produto barato: as marcas que seguem o caminho de produto barato são capazes de continuar a gerar a procura por parte dos consumidores.
  • Não conformar-se com um único êxito: o lançamento de um produto de excelência não é o fim, antes o princípio. O importante é estar sempre disposto a arriscar.

A principal conclusão defendida por Seth Godin é a de que a diferenciação é a grande arma para transformar o negócio de qualquer empresa.

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João Marcos com Sérgio Costa

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