O projeto “Circuitos pelo Património Industrial”, uma iniciativa que tem por missão projetar a cidade através do Turismo Industrial, abriu as portas no Museu da Chapelaria em São João da Madeira, pela mão da autarquia.
Ao Imagens de Marca o presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Castro Almeida, explicou que se trata de um produto turístico novo, que pretende valorizar o que a região tem: “fábricas raras e invulgares”.
O autarca traçou-nos o percurso deste circuito, desde a fábrica de chapéus FEPSA e a de lápis Viarco, únicas na Península Ibérica, à Cortadoria Nacional de Pelo, também na área da chapelaria, até aos sapatos Helsar para senhora e Evereste para homem, não esquecendo a Heliotêxtil, fábrica de passamanarias.
“Somos3 vezes maiores que a média nacional e emprego e faturação, somos 4 vezes maiores que a média nacional nas exportações”, referiu o autarca, para quem as fábricas são vistas como um novo produto turístico. Castro Almeida vê nesta aposta o “aproveitar de um nicho de mercado no âmbito do turismo”. TS
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