5 Tendências para 2012
Carlos Melo Brito, professor Marketing
Emotional Branding
As marcas continuarão a procurar emocionalizar-se. A par dos benefícios funcionais, as marcas procurarão de forma crescente oferecer aos consumidores benefícios de ordem simbólica e emocional. É uma tendência que começará, inclusivamente, a fazer o seu percurso em áreas como o business-to-business.
Experiential Marketing
As empresas terão que estar conscientes que não podem continuar a vender “simples” produtos e serviços. Cada vez mais, aquilo que os consumidores querem é novas experiências que, frequentemente, lhes proporcionem momentos únicos e memoráveis.
Marketing Sensorial
No contexto experiencial, trabalhar os cinco sentidos será um desafio para as marcas. O marketing olfactivo e o acústico encerram grandes oportunidades de diferenciação na medida em que têm sido negligenciados pelos marketers.
Redes Sociais
As redes sociais representam um duplo desafio para as marcas. Por um lado, são uma fonte de informação e de pesquisa de tendências. Por outro, representam uma oportunidade para a criação de marcas fortes e globais.
Tribalização do Consumo
A par dos “velhinhos” segmentos de mercado, as tribos significam que os mercados estão a alterar rapidamente a sua estrutura devido à emergência de redes de consumidores que, podendo ser muito diferentes entre si, partilham uma paixão comum.
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