14 de dezembro de 2012

A “Pureza” de Luso e da experimentadesign

A Água de Luso e a experimentadesign, associação cultural sem fins lucrativos, acabam de inaugurar a exposição “Pureza”, que encerra as comemorações dos 160 anos da Luso.

Uma iniciativa que partiu de um desafio que a Luso lançou à experimentadesign para criar um projeto de ação social, de forma a que a celebração do seu aniversario tivesse uma dimensão solidária e se cruzasse com a criatividade nacional.

Assim nasceu a exposição “Pureza”, que reúne obras de oito autores portugueses e assinala também a abertura das novas instalações da experimentadesign, no Convento da Trindade. O Imagens de Marca esteve presente na inauguração e falou com Guta Moura Guedes, Presidente da experimentadesign, sobre este novo espaço, fruto de um protocolo com a Central de Cervejas. Este é um projeto que, segundo Guta, está assente na relação entre economia e cultura, industria e empreendedorismo e criatividade.

Nuno Pinto Magalhães, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas, comenta a importância da ligação das marcas à arte e reforça o peso da história da Água de Luso na cultura portuguesa, assim como nos conta como espera que seja o futuro da marca.

Entre os autores estão os arquitetos Álvaro Siza Vieira e João Luís Carrilho da Graça, os artistas Joana Vasconcelos e João Louro, os designers industriais Fernando Brizio e Miguel Vieira Batista e os designers gráficos Jorge Silva e Ricardo Mealha conceberam e produziram as peças que integram a exposição. Todos foram convidados a produzir uma interpretação livre do património simbólico e histórico da Água de Luso.

A venda das peças irá reverter para uma das principais iniciativas da Abraço, o projeto “Prevenção Nacional da SIDA em Meio Escolar”, num total de quase 30 mil euros. O Imagens de Marca falou com Margarida Martins, Presidente da Associação para perceber como surgiu esta parceria.

Pureza é o nome da escultura criada por João da Silva para a Água de Luso e que, desde 1938, tem sido a sua imagem de marca.

Até 13 de janeiro a exposição que liga os 20 anos da Abraço aos 160 anos da Luso está aberta ao público.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Barata; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.