Quem chega às instalações fabris da Refrige, marca que produz, comercializa e distribui a Coca-Cola, em Portugal, não consegue deixar de esboçar um sorriso ao ler “Fábrica da Felicidade”.
Foi ali que o Diretor Comercial da Refrige/Coca-Cola, Carlos Lopes Cruz, apresentou a nova coleção de latas da marca, que pretende ser uma homenagem à cultura e história portuguesas.
Assim, nestas novas latas estão retratados três monumentos portugueses, classificados pela UNESCO como Património da Humanidade: o Palácio da Pena, em Sintra, o Convento de Cristo, em Tomar e as Gravuras Rupestres em Foz Côa. O objetivo é transformar a embalagem num veículo de promoção do património português.
Uma iniciativa que reforça o conceito de portugalidade da marca, que quer que os portugueses a reconheçam como sua. “Através das redes sociais vamos poder conversar com os consumidores, eles vão nos dizer o que acharam da ideia, vão dar-nos sugestões de como evoluir esta ideia. Ao termos essa conversa a Coca-Cola vai ganhar mais relevância local e vai fortalecer a sua presença e a sua imagem no mercado português”, afirma Tiago Santos Lima, Diretor de Relações Externas da Coca-Cola Portugal, que nos explica também a estratégia por trás deste lançamento.
Depois da apresentação teve, também, lugar a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Coca-Cola e a Direção Geral do Património Cultural. O Imagens de Marca falou com Ana Catarina Sousa, Sub-diretora da DGPC sobre o que espera desta iniciativa.
A reinterpretação dos monumentos esteve a cargo da Ivity. Carlos Coelho, presidente da agência conta-nos a criatividade por trás deste conceito: “Nós criámos o conceito, Portugal Revisitado, que tenta olhar para este património, que normalmente é expresso por valores do passado, com os olhos do futuro. Acabámos por redesenhar em ambiente visuais muito modernos, mas contendo os nossos géneses de nacionalidade”.
O sucesso da marca, dizem, está na fórmula da bebida, mas também em valores como a felicidade, otimismo e atitude positiva, que a acompanham e que querem transmitir aos consumidores. “É um casamento que demonstra uma confiança muito grande que temos em Portugal. Ao fazê-lo, acreditamos que no próximo ano, podemos dar uma lufada de entusiasmo, de felicidade, de otimismo, de atitude positiva face ao que é a situação que vivemos”, afirmou ao Imagens de Marca Carlos Lopes Cruz, Diretor Comercial da Refrige/Coca-Cola. Uma atitude que não mudou no mercado português, apesar da extinção da direção de marketing em Portugal. A marca afirma que continua a apostar em novidades a nível nacional, para continuar a ter uma relação próxima com os consumidores portugueses.
A coleção será comercializada apenas no Canal Horeca e a sua comunicação será feita especialmente em ponto de venda. Ainda assim a Coca-Cola espera que, até ao próximo verão, sejam comercializadas 50 milhões de latas desta coleção.
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