Quando, em maio de 2004 o Parque da Bela Vista abriu portas à primeira edição do Rock in Rio Lisboa, estava longe de se imaginar o impacto económico que o festival iria ter no país durante a década seguinte…hoje estimado em cerca de 315 milhões de euros.
Para a organização do festival, Lisboa teve visão clara que um evento desta dimensão traz benefícios económicos não só para a cidade, como para Portugal. A organização garante investir 25 milhões de euros em cada edição, onde cada euro aumenta três vezes em termos de retorno para a cidade, afirmando assim que cada edição do Rock in Rio tem um impacto de 63 milhões de euros na economia portuguesa.
Para a organização, os patrocínios foram essenciais ao crescimento do evento. Em 10 anos, o número de marcas associadas ao projeto aumentou, assim como a forma de trabalhar as ativações no recinto do festival. Este é um importante momento de comunicação e aproximação aos clientes, onde as marcas investem bastante, não só a nível financeiro como também em criatividade.
Com um total de 1 milhão e 700 mil espetadores nas cinco edições anteriores, o objetivo este ano é ultrapassar os 2 milhões de visitantes.
Nesta reportagem olhámos para as últimas edições do Rock in Rio, para perceber como foi evoluindo ao longo dos anos e o que tem proporcionado a Lisboa e a Portugal, assim como conhecer de que forma os patrocinadores e restantes marcas estão presentes neste festival, onde a área da sustentabilidade ambiental tem ganho também cada vez mais importância.
Entrevista:
Roberta Medina – Rock in Rio
Sara Oliveira – Vodafone
Paulo Campos Costa – EDP
Nádia Reis – Continente
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