No mês da primavera, em que se voltam a planear as férias, altura em que a Organização Mundial do Turismo dá a conhecer as tendências globais do setor e o Turismo de Portugal apresenta o balanço e resultados do ano anterior, destacamos na nossa emissão especial o que Portugal está a fazer e como marca nesta indústria.
Segundo dados internacionais, apesar da contração económica, o turismo continua a ser um dos setores económicos que mais cresce, em 2013 ultrapassou a barreira dos mil milhões de chegadas internacionais. Este, é cada vez mais, considerado estratégico, para dinamizar outros setores e impulsionar o desenvolvimento social, como gerador de empregos diretos e indiretos. Para Portugal a chamada indústria dos sorrisos tem sido uma porta de entrada de receitas que, de acordo com o Turismo de Portugal foram superiores em 2013 a 9 milhões de euros, representando um crescimento de 7,5% face ao ano anterior, afirmando-se como o maior exportador nacional. São dados que confirmam uma estratégia acertada que vamos conhecer nesta emissão, ouvindo diferentes agentes do setor e os responsáveis do governo. Reconhece-se hoje, que o sucesso do setor, depende totalmente do envolvimento de entidades pública e privadas.
E este tem sido o caminho trilhado pelo Turismo dos Açores, região que nos últimos anos tem feito um esforço de reposicionamento, para minimizar os riscos de dependência do mercado interno, mostrando que é nesta visão comum que se obtêm ganhos. Foi a região nacional convidada este ano pela BTL, está entre os 10 destinos mais importantes do mundo para a observação de cetáceos, e acaba de ganhar o prémio de Melhor Campanha Publicitária do Ano direcionada ao mercado do Reino Unido. É um cenário natural de uma beleza singular, que quisemos visitar para cruzar esta visão de estratégia conjunta, que levou o setor a um crescimento de 10% no último ano, e que neste caso, envolve um trabalho de estreita colaboração entre a Associação de Turismo dos Açores, a companhia aérea regional SATA e os grupos hoteleiros e empresas de animação turística locais. Os Açores, são uma das regiões que tem contribuído para a notoriedade da marca Portugal no setor do turismo, que tem vindo a ser notícia pela sua performance numa oferta de qualidade e inovadora.
Prémios e histórias de novas propostas turísticas que tornam Lisboa e o Porto em cidades cool, e alimentam novos segmentos de mercado, como o turismo de compras, com a localização de grandes marcas de luxo na capital. Uma reportagem onde abordamos também, com o novo Presidente do Turismo de Portugal, o novo tom de comunicação do destino além-fronteiras.
O turista de hoje, procura a experiência e esse tem sido o posicionamento do país e das grandes marcas da hotelaria nacional, potenciando o que de melhor tem o destino, para se diferenciar. Seteais revela o charme de um Portugal clássico que o Grupo Tivoli Hotels & Resorts promove com sucesso no mercado externo. Mais um caso, que queremos também partilhar, nesta viagem pelo Turismo nacional.
Comentários (0)