28 de abril de 2011

Reportagem

O sistema de certificação de comércio justo foi lançado na Holanda, há 40 anos, e actualmente é coordenado pela Fairtrade Labelling Organisation (FLO), que fiscaliza a produção de um determinado produto para garantir que os princípios de comércio justo são cumpridos.

O respeito pelas pessoas e meio ambiente, boas condições de trabalho e preço digno aos produtores, disponibilidade de pré-financiamento, transparência e protecção pelos direitos humanos são as condições requeridas para se poder integrar este grupo de elite.

Em suma, as marcas têm de chegar a um preço que cubra os custos de um rendimento digno, da protecção ambiental e da segurança económica.

A reportagem do Imagens de Marca foi perceber que vantagens têm as marcas quando adquirem esta certificação, conhecendo um caso em concreto: os gelados Ben & Jerry’s, que até 2012 prometem certificar com o selo de comércio justo todos os seus produtos.

Entrevistas

Angélica Marques – Especialista no Comportamento do Consumidor

Marta Quelhas – Resp. Ben&Jerry’s Portugal

Equipa

Jornalista: Anabela Oliveira

Repórter de Imagem: Patrique Almeida
Edição: Arnaldo Guedes

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