No Imagens de Marca damos a conhecer a estratégia da Santini, no momento em que a marca abriu a sua nova loja no Chiado, em Lisboa. E porque falamos de gelados, o Imagens de Marca Online trouxe a duelo duas das marcas mais reconhecidas do mercado: Ben & Jerry's e Häagen-Dazs… Consegue imaginar uma guerra tão doce onde as armas são… gelados?
Um duelo entre duas marcas com décadas de existência e onde a vitória, no final, é medida pelos números de facturação, que, ambas não quiseram disponibilizar para este artigo.
Aliás, a responsável da Hägen Dazs em Portugal, contactada pelo IM Online afirma não haver qualquer guerra. “Entendemos que em Portugal não existe uma “guerra” entre a Häagen-Dazs e a Ben&Jerry’s. A Häagen-Dazs tem o seu posicionamento Premium, com uma qualidade que nos distingue da concorrência e com uma rede de lojas e distribuição próprias. A Ben&Jerry’s é mais uma marca de gelados disponível no mercado “, defende Mónica Galvão, Directora Comercial da DIDPA Distribuição, lda .
Saberes e Sabores
O certo é que, com guerra ou sem ela a concorrência existe. E esta é feita no terreno, no dia-a-dia, na busca pelos sabores perfeitos.
Em Portugal, os sabores Häagen Dazs mais procurados são Doce de Leite , Strawberry Cheesecake e Pralines & Cream; e a marca não os poupa a elogios, recorrendo a frases que se pretende inspiradoras.
Doce de Leite Strawberry Cheesecake Pralines & Cream
Inconfundível Doce de Leite segundo a receita tradicional
Gelado de tarte de queijo com molho de morango
Nozes de Pecan Caramelizadas e espirais de caramelo juntos num cremoso gelado de baunilha
A Ben&Jerry's, que está presente em Portugal com pints (embalagens 500ml), shorties (embalagens 150ml) e gelados à bola, aposta no chamado Comércio Justo (a marca paga o preço justo pelas suas matérias-primas, cobrindo os custos de produção e criando condições para o crescimento do nível de vida das populações que estão dependentes deste negócio).
No nosso país existem já cinco sabores com a chancela de Comércio Justo. E também esta marca não dispensa um marketing apelativo.
Vanilla Com um aveludado sabor a baunilha, este gelado é produzido segundo as normas Fairtrade. Por isso, podemos garantir uma dupla satisfação a cada mordidela. Para além do prazer de o saborear estar-se-á a colocar um sorriso na cara dos agricultores indianos e paraguaios de baunilha e cana-de-açúcar, que receberão o valor justo pelo seu trabalho. Com um cremoso sabor a baunilha misturado com grandes pedaços de caramelo e amêndoas cobertos por delicioso chocolate, não é por acaso que este gelado é produzido há mais de 25 anos e é o preferido de muitos fãs, incluindo o Jerry. Gelado de banana com pedaços de chocolate e nozes. Um fã escreveu uma carta com uma história passada num campo de ferias e o seu encontro com umas pessoas que lhe deram a provar uma papa estranha feita à base de bananas a que davam o nome de “ Chunky Monkey”. Macacos à parte, este nome era bom de mais para desperdiçar! O primeiro gelado Ben&Jerry’s com lançamento mundial é a mistura perfeita do chocolate com a baunilha, finalizada com crocantes nozes de Macadâmia cobertas com chocolate! Acaba de ser lançado! Eis o sabor que ganhou o concurso “Do The World a Flavour”, que teve participações de fans de todo o Mundo: Gelado de caramelo com pralinê de amêndoas e remoinhos de caramelo! Os principais ingredientes deste gelado são de Coméricio Justo – baunilha da Índia, amêndoas do Paquistão e açúcar do Belize.
Vanilla Toffee Crunch
Chunky Monkey
Chocolate Macadamia
Fairly Nuts
Marketing e Comunicação
As campanhas de comunicação da Häagen-Dazs regem-se por uma linha que pretende ser coerente com o posicionamento da marca, que se pode resumir na assinatura “momentos únicos, sempre que quiser”.
Segundo explica Mónica Galvão, “a linha de comunicação assenta normalmente na marca e nas sensações desses momentos únicos. Este ano o enfoque é em TV (Campanha Slow Melt 20”- TVI, AXN e Hollywood), em campanhas efectuadas ao longo do ano nas lojas Häagen-Dazs (Sabores do Mundo, Crepe Cone e outras) e no lançamento de novos sabores”.
Este ano a marca lançou já dois novos sabores de Verão: Pomegranate White Peach & Orange Blossom e Chocolate Pralines & Caramel.
Já a Bem&Jerry’s comunica, de acordo com os seus responsáveis em Portugal, para um consumidor “que procure diversão, qualidade, interacção, novas experiências alimentares e culturais e se preocupe com o ambiente e a sociedade onde vive”. A marca não utiliza os tradicionais meios above the line, aposta sim na comunicação com o consumidor através de parcerias, projectos e iniciativas de cariz social e ambiental que desenvolvem de acordo com as necessidades que identificam em cada um dos mercados onde operam.
E, não esquecem a máxima da marca: “o Mundo divide-se em dois tipos de pessoas: aqueles que amam os gelados Ben&Jerry’s e aquelas que ainda não os provaram!”.
Quem ganha este duelo? Prove e decida.
Histórias da Marca Haagen Daz Em 1921 Reuben Mattus, fundador da Häagen-Dazs começou a vender sorvetes de fruta e gelados com um carro puxado a cavalo. No ano 2000, a empresa é vendida ao grupo Unilever.
Mas, só há 40 anos a Häagen-Dazs foi registada como empresa, mas a origem do seu nome continua a ser um mistério.
Em meados dos anos 70 começaram a ser abertas as primeiras lojas Häagen-Dazs até atingir aproximadamente as 850 lojas.
Actualmente a marca Häagen-Dazs continua a percorrer o Mundo à procura dos melhores ingredientes para elaborar os seus gelados e está em 53 países.
Ben & Jerry’s
Em 1966, numa aula de ginástica, os amigos de longa data Ben Cohen e Jerry Greenfield chegam à conclusão de que detestam correr mas adoram comida. Uma vez que comer era a verdadeira paixão de ambos, decidem fazer um curso por correspondência de 5 dólares sobre como fazer gelados e abrem a sua primeira geladaria numa bomba de gasolina abandonada em Burlington, Vermont.
Os seus gelados caseiros, feito tornam-se rapidamente famosos na comunidade local. Depois de dois meses de funcionamento, encerram a loja e penduram um cartão à entrada, onde se lê: “Estamos fechados para perceber se estamos a fazer algum dinheiro”. E, a partir de 1979, começam a vender pints de gelado na carrinha de Ben.
Entretanto, desenvolvem uma rede de lojas franchisadas e, a partir de 1990, iniciam a sua internacionalização.
And other variant is?
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I shall simply keep silent better
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