Joaquim Costa e Ricardo Ferreira, colaboradores da Initiative Portugal, alcançaram o 3º lugar na categoria de media, no evento internacional Young Lions, destinado a premiar novos talentos criativos nas áreas de Marketing, Relações Publicas e Publicidade.
A dupla concorreu com representantes de 27 países, qualificados após vencerem os respetivos concursos nacionais. Aos concorrentes foi lançado o desafio de definirem uma estratégia de marketing para uma revista, semelhante à publicação portuguesa “Cais”, destinada a dar uma ocupação profissional a pessoas sem-abrigo.
O briefing distribuído aos participantes, exigia – sem qualquer orçamento disponível – o envolvimento de plataformas digitais de forma a potenciar a causa social dos sem-abrigo, definindo também um objetivo de aumento de circulação da revista atualmente com tendência negativa.
Com um tempo limite de apenas 24 horas para conceber e estruturar a sua proposta, a ideia destes criativos foi criar um quiosque de venda imaginário para os vendedores da revista, pintado nas paredes como se fosse um graffiti. Surgiu assim o conceito da “Banca do John” destinado a dar, simultaneamente, ao vendedor da revista uma imagem mais profissional, e a potenciar o relacionamento entre transeuntes e o dono da banca de jornais. Artistas de rua e voluntários assegurariam a criação e execução destes Stands desenhados nas paredes urbanas, servindo as redes sociais como fonte de sugestões artísticas e angariação de voluntários para a Causa.
Alberto Rui, Director Geral da Initiative, empresa ligada à Mediabrands, realçou a importância da atribuição deste prémio que traduz o reconhecimento do talento nacional e da capacidade dos profissionais portugueses competirem à escala.
Comentários (0)