“Será o Windows 8 assim tão simples?” Foi para responder a esta questão que a Microsoft recorreu à ajuda de Pedro, um rapaz de 11 anos, que assumiu o papel de guru Windows e explicou aos visitantes do espaço PC Experience da FNAC do Chiado a funcionalidade do novo sistema operativo do gigante tecnológico.
As reações dos visitantes foram filmadas e foram recentemente divulgadas no Youtube, num filme chamado “Uma Pequena Demonstração”.
Coube à agência o Escritório conceber e produzir esta ação da Microsoft Portugal.
O Imagens de Marca falou com Tiago Canas Mendes, co-fundador da agência, para tentar perceber como foi pensada esta iniciativa que já está a fazer furor no mundo digital.
Como começou o trabalho com a Microsoft?
Começou no ano passado, quando nos desafiaram para pensar e desenhar o showroom da nova sede da Microsoft no Parque das Nações, a que acabámos por chamar Lisbon Experience, num projecto partilhado com os ateliers Maga e Design Patrol. Deve ter corrido bem porque agora voltaram a chamar-nos.
Esta ideia é totalmente criada por vocês ou é uma excelente adaptação de algo que viram num outro mercado (um pouco como foi a Coca-Cola)?
É uma ideia totalmente criada por nós. Deixe-me aproveitar para dizer que a Carteira da Rivalidade, que fizemos para a Coca-Cola, não foi uma “adaptação”. É importante esclarecer que o que fizemos na altura foi um filme original, assumidamente inspirado num outro filme da Coca-Cola, mas que (tanto nós como o cliente) entendemos ter ingredientes novos suficientes para constituir uma narrativa diferente. “Adaptação” foi o que se fez, semanas depois, no Real Madrid-Barcelona a partir do nosso filme. A mesma ideia, a mesma história, mas filmada em Espanha, com protagonistas espanhóis.
Como arranjaram o protagonista, quem é o puto-expert que faz a “pequena” demonstração?
Chama-se Pedro e surgiu num casting que realizámos. Recebeu uma formação rápida acerca do Windows 8 e, dias depois, estávamos a filmar. Esteve impecável no papel e até numa espécie de inglês chegou a atender um cliente.
Quantas demonstrações foram feitas por ele neste dia?
Cerca de 70.
Quais os resultados até ao momento deste vídeo? Como podem quantificar o impacto?
Só lançámos o video há 2 dias, mas já dá para perceber que vai ter resultados interessantes. As duas versões do vídeo (portuguesa e inglesa) caminham para as 450 mil visualizações no Youtube, as partilhas sucedem-se no Facebook, espalhou-se por blogs internacionais com reacções incrivelmente positivas, consta que na Microsoft há entusiasmo por todo o mundo, mereceu destaque em publicações como a Creativity e a Advertising Age e está hoje no nº1 do Adcritic Top 20.
Faço minha a cara daqueles “interessados”. Ontem mesmo aconselhado por uma familiar adquiri um sistema operativo windows 8 na net e, estou a aprender a trabalhar com ele. Parece-me fácil comparando o o “Vista” que era o meu sistema anterior. Eu ainda sou “bom” é a escrever á maquina…
Gostava de ver o rapazinho a demonstrar o Windows 8 num PC sem touchscreen….