21 de setembro de 2012

De um canivete de bolso a um relógio de pulso

A história da Victorinox começa a ser escrita em 1884 numa altura em que a Suíça era um dos países mais pobres da Europa. Contrariando a conjuntura económica, Karl Elsener decide abrir uma oficina na cidade de Ibach Schwyz para fabricar canivetes para o exército suíço. Elsener queria um canivete compacto e resistente que combinasse várias funções numa só ferramenta, longe de imaginar que se viria a tornar num objeto de culto em todo o mundo.

Depois da morte da mãe, Karl Elsener honra a sua memória dando o nome de Victoria à empresa. Mais tarde, a invenção do ácido inoxidável veio revolucionar o fabrico dos canivetes. É assim que surge o nome Victorinox (Victoria + Inox).

Aos 128 anos a marca está hoje diferente. Entrou em novas áreas de negócio, que têm acompanhado o crescimento da empresa, como é caso da Relojoaria com a criação da marca Victorinox Swiss Army.

Na passagem por Lisboa, o presidente da Victorinox Swiss Army, Alexander Bennouna, em entrevista ao Imagens de Marca explica que os valores têm determinado a estratégia de crescimento e de expansão, do próprio grupo e em particular do negócio dos relógios. Segundo Bennouna, a relojoaria tem crescido mais de 99% ao ano e é uma das fortes apostas para o futuro.

A empresa produz também fragrâncias, roupa e equipamento de viagem, mas são os canivetes que continuam a ter mais peso no negócio: o ícone suíço representa cerca de 50% das vendas da marca. Mas é fora do país onde nasceu, que a Victorinox consegue a maior fatia das suas receitas, exportando mais de 90% da produção.

Portugal está na rota da expansão e, mesmo não sendo para já um dos principais mercados, o grupo suíço está atento ao potencial de negócio, explica o Presidente da Victorinix Swiss Army: “é uma relação recente mas temos vindo a entrar no mercado português nos últimos 4 anos. Nós temos o privilégio e a honra de trabalhar com parceiros muito profissionais que servem os clientes da Victorinox de acordo com os padrões da marca. Os nossos clientes estão habituados a um nível de qualidade e de serviço elevado.”

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Luísa Lemos com Sandra Barata

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