O ‘Grande golpe da criatividade’ foi o tema da 12ª edição dos Prémios Sapo, que decorreu, ontem, no Metro do Terreiro do Paço. Um espaço decorado a rigor para entregar os galardões aos 31 anunciantes e 23 agências distinguidos pelo júri.
Como em todos os anos, o objetivo destes prémios é promover o meio Internet e reconhecer a criatividade e a adaptação tecnológica dos trabalhos publicitários veiculados online anualmente em Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste.
“O mercado português em nada fica aquém daquilo que se vê no mercado internacional”, são palavras de João Paulo Luz, Diretor Comercial do SAPO, sobre os trabalhos criativos a concurso este ano. Uma edição que fica marcada pelo número recorde de campanhas inscritas, 581, um aumento de 18% face ao ano anterior.
Mas este ano os prémios Sapo trouxeram mais novidades, como a inclusão de 3 novos prémios: melhor campanha de spots interativos, melhor campanha 4 ecrãs e melhor MEO Kanal. Um acréscimo que visa premiar campanhas originais desenvolvidas segundo as novas tendências e dinâmicas deste mercado.
A Super Bock foi considerada a Anunciante do Ano. “É com grande satisfação que recebemos, em nome da nossa Super Bock, os Prémios Sapo. A nossa equipa investe significativamente nos meios digitais para intensificar o relacionamento da Super Bock com os nossos consumidores, o que resulta em maior preferência por parte da comunidade e no reforço do pioneirismo que sempre caracterizou a marca”, afirma João Esteves, Diretor de Marketing Cervejas da Unicer. Nomeada para nove prémios, levou para casa cinco, entre os quais o de Melhor Site Institucional, ouro e prata na categoria de Produtos de Grande Consumo, com projetos como “Change the Like Button”, que ganhou Melhor Video Ad e Melhor Campanha de Social Media e “ O Natal em duas palavras: Super Bock”. Ambas foram desenvolvidas em parceria com a Fullsix Portugal, agência da marca para o digital, tendo a própria agência tido uma noite em cheio.
A Fullsix recebeu 8 prémios entre ouro, prata e bronze, assim como prémios de Melhor Display e Melhor MEO Kanal para o Moche, Melhor Rich Media para o AKI, Melhor Video Ad, Melhor Site Institucional e Melhor Campanha Social Media para a Super Bock. Posto isto, foi considerada a Agência Criativa do Ano. O Imagens de Marca falou com Filipa Caldeira, Presidente Executiva Fullsix Ibéria, sobre estes prémios e quisemos saber a sua opinião sobre como está a criatividade digital no mundo das agências, hoje em dia.
Já a OMG Digital, agência de meios do Omnicom Media Group, foi distinguida como Melhor Agência de Meios do Ano. Conquistou dois ouros, nas categorias Melhor Campanha 4 ecrãs e Melhor Plano de Meios Integrado, com o trabalho desenvolvido para a PT Comunicações com a campanha PT 4G e um bronze com a campanha Renault Zero Emissões para a Renault Portugal. Distinções que garantem ser o reconhecimento do trabalho que tem desenvolvido. “Estes prémios confirmam, mais uma vez, a qualidade e inovação que diferenciam a OMG Digital no panorama nacional. É um reconhecimento da indústria que, juntamente com o reconhecimento dos nossos clientes no dia-a-dia, nos motiva ainda mais a trabalhar para assegurar uma liderança consistente no mercad”., refere Hugo Faria, Diretor OMG Digital.
Destacamos, ainda, o Grande Prémio dos Utilizadores SAPO entregue à Brandia Central, com o site Nutri Ventures para a WaterMelon.
No âmbito da política de responsabilidade social do SAPO, o valor das inscrições, 12.300 euros, irá reverter a favor de três instituições de solidariedade social, sem fins lucrativos: Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro), Banco do Bebé (Associação de Ajuda ao Recém-Nascido), e Operação Nariz Vermelho (Os Doutores Palhaços Levam Alegria Às Crianças Hospitalizadas em Portugal).
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