Há já um desenho do que poderá ser a mascote para o Mundial de 2014. A FIFA registou, esta semana, um boneco sugerido, em fevereiro passado, pela ONG Associação Caatinga e pelo Comité Organizador Local (COL) do Mundial, que apresentaram o projeto ao Ministério do Desporto, no Brasil.
De acordo com a ONG, o “Tolypeutes tricinctus”, animal que inspirou o desenho, é a espécie de tatu mais ameaçada de extinção no Brasil.
Registada no site de patentes europeias, acredita-se que esta será a imagem que irá acompanhar o campeonato mundial de futebol, estando a confirmação para breve, segundo a Exame Brasil. Por enquanto, a mascote ainda não tem nome, nem cores definidas, escolhas que serão feitas através de uma votação na internet, realizada nos mesmos moldes da votação que definiu o nome da bola do próximo mundial como Brazuca. A data da votação ainda não foi divulgada pela FIFA.
Ainda a ser oficialmente confirmado pela entidade que supervisiona o futebol mundial, o “tatu-bola” será a 13ª mascote da história dos Mundiais, sendo que outros quatro animais já foram escolhidos: os leões Willie e Goleo nos respetivos Mundiais de 1996 e 2006, o cão Striker em 1994, o galo Footix em 1998 e o leopardo Zakumi em 2010.
Comentários (0)