Afirma-se como a única fábrica de pincéis de barba em Portugal. Fundada em 1955, a Semogue chegou a dar emprego a 19 pessoas. Hoje são dois os funcionários que trabalham nesta empresa de Espinho.
Um negócio que se tem mantido fruto do espírito de luta de Manuel Gomes, gerente da Semogue. “Eu diria que a evolução vem muito do facto de se ir ao longo ao tempo criando um certo apego ao próprio negócio”, confessa Manuel Gomes, que desde 1975, depois do seu pai lhe passar o testemunho, se dedica diariamente a esta paixão.
Os produtos asiáticos de baixo preço e os novos métodos e instrumentos de barbear trouxeram um decréscimo de vendas. Ainda assim, em 2011 a Semogue faturou cerca de 175 mil euros. Em 2012 o objetivo é chegar aos 200 mil.
Manuel Gomes tem trabalhado com o filho com a intenção de não deixar o negócio morrer. “Eu queria que a Semogue tivesse futuro. Estou a tentar trabalhar para isso, juntamente com o meu filho e tudo se conjuga para a continuidade. Mas depende de muitas situações, como, por exemplo, a necessidade de criarmos postos de trabalho para que os nossos conhecimentos sejam transmitidos. De outra forma será difícil”, conclui.
eu gostava muito de comprar 2 pinceis desses mas não sei onde queria mais mandar pelo correio se me derem alguma resposta agradeço muito obrigada
belo trabalho gostei muito .
´Gostaria de voltar a ver este produto a ser comercializado nos nossos grandes Supermercados e noutros pontos comerciais.Pois seria uma pena que mais um produto Nacional de qualidade deixasse de ser comercializado em prol dos produtos Chineses…!
Espero que continue a laborar e ganhar novos mercados.