Nos últimos anos, a inovação tornou-se – e bem – numa obsessão por parte das empresas. Em todas as áreas e sectores, ela passou a ser vista como estratégia de sustentabilidade futura, liderança de mercado e perenidade empresarial.
Foi a pensar na importância da inovação no desenvolvimento empresarial e da sociedade que apresentámos, este mês, a terceira edição dos Nutrition Awards, um projecto da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e GCI que, este ano, tem como tema a “Inovação no Sector Agroalimentar”.
Para quem conhece os Nutrition Awards, há que dizer que o projecto evoluiu para uma nova fase. Esta terceira edição vai reforçar o empenho da indústria agroalimentar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e iniciativas, incentivar o empreendedorismo neste sector.
Integrado agora na iniciativa Portugal Sou Eu e na plataforma Portugal Foods, os Nutrition Awards estão a posicionar-se como um agende dinamizador do mercado agroalimentar português, um enorme desafio para a GCI e que conta com a ajuda de quatro grandes patrocinadores: APED, McDonald’s, Continente e Fundação Calouste Gulbenkian.
A indústria alimentar é uma das que mais dinamismo tem demonstrado na resposta à crise. Há cada vez mais e melhores produtos, novos conceitos de alimentação portuguesa e uma I&D (Investigação & Desenvolvimento) muito pertinente e fértil.
Há que ligar – e esse sempre foi um dos grandes objectivos do Nutrition Awards, refira-se – a investigação e as universidades às empresas e marcas. Há que valorizar o trabalho desenvolvido pelas empresas, comunidade científica e entidades governamentais e promover parcerias, negócio. Emprego.
Depois de termos reestruturado o Green Project Awards, optámos por levar os Nutrition Awards por um novo caminho. Os projectos são permanentes WIP (Work in Progress), e quem não consegue reconhecê-lo está a caminho do obsoletismo e estagnação. Nos projectos como nas empresas, aliás.
Se chegou ao fim deste texto, caro leitor, deixe-me dizer-lhe que este não é um mero artigo de promoção a um projecto da consultora que lidero, a GCI. Este é, ele próprio, um exemplo de inovação, neste caso na área da comunicação, Public Engagement e Public Relations.
Numa altura em que o sector das PR passa por um alargado processo de repensamento estratégico e as consultoras mudam a forma como trabalham, pensam, se integram e relacionam com as outras disciplinas do marketing, são necessárias novas ideias para conseguirmos mudar as mentalidades.
Há que aumentar a inovação, curiosidade, criatividade, experimentação e competência. E projectos como os Nutrition Awards vão, precisamente, nesse caminho.
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