Passem os anos, fique o entusiasmo

20 de junho de 2012

Passem os anos, fique o entusiasmo

Mário Mandacaru, Brand Design Manager na Brandia Central

Há 14 anos o país vivia um momento de grande entusiasmo com a realização da Expo 98; a Microsoft lançava efusivamente o Windows 98; mas poucos davam-se conta da criação de uma empresa chamada… Google!

Os últimos 14 anos foram de grande transformação no campo da comunicação em especial, com o surgimento e a proliferação dos canais digitais. O Clube de Criativos de Portugal (CCP) tem vindo a exercer o seu papel de promotor daquilo que de melhor se faz no país em termos de criatividade comercial, acompanhando essa evolução, e pretende continuar a fazê-lo, divulgando aqui e lá fora, através da nossa associação ao Art Directors Club of Europe (ADCE), os melhores trabalhos e os melhores profissionais.

Se no início o foco desse grupo era a publicação do anuário que preservava o momento da criatividade publicitária de Portugal, realizando um concurso anual para esse efeito; com o passar dos anos alargámos o seu âmbito às outras áreas da comunicação, ao design, marketing relacional, meios e canais digitais.

A dado momento passámos a nos preocupar em dar mais conteúdo ao mercado, pondo em palco profissionais de renome nacional e internacional tais como Stefan Seigmaster, Vega Olmos, Pedro Bidarra, Russell Davies, Edson Athayde, Neil French, Carlos Coelho, Piyush Pandey ou Jureeporn Thaidumrong entre tantos outros; editando uma revista com grande sucesso, a Alice, que ainda pode vir a ser reanimada; criando um espaço de conferências interdisciplinares, o Talking Heads que tem antecedido as entregas de prémios, onde já tivemos a presença de escritores, chefs, músicos, enólogos, gestores, jogadores de poker, entre profissionais da comunicação; realizando um mini festival de cinema e projetando filmes inéditos no país. Com o apoio da Câmara Municipal de Cascais estamos em vias de ter uma sede própria e a partir daí estaremos aptos a promover ainda mais ações de formação.

Temos muitos mais planos, alguns prontos a executar e outros em módulo embrionário, que podem perfeitamente ver a luz do dia se conseguirmos angariar os apoios necessários para os realizar. E não me refiro apenas aos apoios financeiros que, claro, são tão necessários quanto bem vindos, mas precisamos do apoio das pessoas, dos profissionais, das empresas, das escolas. O CCP precisa desse envolvimento direto das pessoas, e quantos mais forem mais facilitada será a realização de todos os projetos que surjam.

Eu conto com que a próxima equipa de Direção, da qual eu já não farei parte, traga a energia e as ideias necessárias para efetivar esta crescente dinamização. Após 12 anos de envolvimento com o CCP, que culminaram com a presidência nos últimos 4 anos, saio com a sensação de satisfação pelo que conseguimos realizar, mas consciente de que ainda há muito por fazer. E esse desafio deve ser tão entusiasmente para os candidatos à nova Direção do CCP como foi para os seus fundadores há 14 anos.

 

L.P.S.*

Devo agradecer ao Pedro Ferreira o convite para integrar a direcção, e aos anteriores presidentes com quem tive o prazer de trabalhar, José Campos, Albano Homem de Melo e Judite Mota, bem como às respectivas equipas onde estiveram Pedro Magalhães, João Coutinho, Nelson Sinem, João Graça, João Espírito-Santo, Nuno Levezinho, João Geada, Gezo Marques, Ricardo Mealha e Gonçalo Morais Leitão; aos profissionais com os partilhei muitos pseudo-almoços durante as minhas duas gestões, Jorge Coelho, João Pires, Manuel Faria, António Bezerra, Ricardo Miranda, André Gil, Filipe Moreira, Sónia Gomes, Tiago Canas Mendes e Nuno Jerónimo. À Rita Baltazar que foi nesses últimos 6 anos um pilar do CCP e que sem ela eu não me teria mantido nesta aventura. À brava Maria de Lurdes Matta, nossa Secretária Geral, e à Rita Tovar Faro, Marta Brígido e Cláudia Candeias que a assessoraram. Ao André Breda Santos que tem dado fôlego à nossa comunicação on line; ao Telmo Carrapa e à Eva Mota que falaram aos meios por nós; ao incansável produtor Miguel Marques, agradeço. À Maria João Freitas e ao Jorge Silva pela Alice. À APAP, APAN e ETIC pelo suporte. À Dina, Paula e Teresa. À BDO pelo profissionalismo e ao Manuel Peres por existir. À By pela disponibilidade e força de trabalho; e à Brandia Central que sempre apoiou incondicionalmente o meu trabalho no CCP. À todas as agências e profissionais que criaram, realizaram e produziram os nossos eventos, às empresas que nos apoiaram e à Câmara Municipal de Cascais que tem apostado em nós, muito obrigado. À minha família que esteve sempre ao meu lado, mesmo quando nem eu sabia onde estava; e aos amigos de sempre, super obrigado. Aos nomes que falivelmente ficaram por mencionar, as minhas mais sinceras desculpas e igual agradecimento.

*L.P.S. = Longo Post-Scriptum

 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
5 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (1)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.