“SONHAR GRANDE custa o mesmo que sonhar pequeno…. o que esperamos?”

19 de março de 2014

“SONHAR GRANDE custa o mesmo que sonhar pequeno…. o que esperamos?”

Miguel Caeiro, fundador The Street Brasil

O Empresário mais bem sucedido do Brasil, Jorge Paulo Lemman, que hoje controla grandes players mundiais como a AB Inbev, Heinz, Burger King entre muitos outros negócios tem criado um legado de ensinamentos extraordinários pela sua simplicidade e pragmatismo.

Muitos livros de gestão tentaram nas ultimas décadas expor modelos de como atingir o sucesso. Na minha opinião poucos conseguiram tanto impacto como o “Snow Ball” que traz uma Biografia de Warren Buffet, e “Sonho Grande” que relata a aventura empresarial do trio de gestores Jorge Paulo Lemman, Beto Sicupira e Marcel Telles.

De fato, nestes livros as grandes decisões e processos que levaram os protagonistas a dominarem hoje algumas das maiores Companhias no mundo, e construírem, de forma consistente, enormes colossos de riqueza empresarial, são-nos trazidas com a simplicidade de decisões quotidianas, de pessoas normais, que não são deuses ou endeusados, mas sim capazes de erros, falências, tentativas.

Se tivesse que eleger os dois conceitos que prevalecem, eles seriam: optimismo e sonhar grande.

Ao longo das décadas que ambos os livros relatam, algumas lições acabam por ecoar mais forte nas nossas cabeças e intuitivamente algumas passam a estar incluídas no nosso quotidiano, reforçando competências existentes ou levando-nos a explorar novos territórios enquanto decisores. Tendo tido o privilégio de trabalhar em grandes organizações ao longo de mais de 20 anos, consigo hoje cruzar estes ensinamentos e atrever-me a listar aquelas que considero as mais fortes características que fazem a diferença para os gestores no mundo atual:

commitment1)Commitment ou Drive – expressões anglo-saxónicas que dificilmente encontram tradução com a mesma força mas que marcam claramente os gestores que fazem a diferença. A determinação, perseverança, resiliência perante obstáculos, adversidades, e a capacidade de demonstrar que a sorte dá muito trabalho são características comuns à maioria dos gestores que, de forma regular, e com metas de médio longo prazo, atingem as metas a que se propõe. Não comprometer o futuro por metas irrelevantes de curto prazo e olhar mais longe.

creativity2)Creativity – raramente os gestores que marcaram o mundo empresarial que conhecemos hoje seguiram o pensamento linear de “business as usual” ou tiveram medo de inovar, de arriscar, mesmo que isso provocasse falhanços empresariais, quebras, falências e recomeços. Veja-se os exemplos bem conhecidos de Steve Jobs, Bill Gates ou o já citado Jorge Paulo Lemman. Exemplos que inspiram pela resiliência, confiança e visão de longo prazo.

instincts3)Intuition – Quando se estuda bem o mercado, o consumidor, os fatos existentes e as circunstâncias externar, tem que se reservar espaço para o que o instinto do profissional indica, resultado de experiências, observações e aprendizagens diversas, o instinto é muitas vezes o melhor conselheiro.

teamwork4)Teamwork – Uma das habilidades essenciais reside na humildade de saber que sozinho será impossível atingir qualquer tipo de metas. A capacidade de escolher bem as equipes e as parcerias é o verdadeiro trunfo dos líderes que deixam marca. Essa capacidade prova-se com o tempo, com a capacidade de “deixar escola” e com uma gestão por exemplo, “walk the talk”.

flexibility5)Flexibility – Aliado com outra característica fundamental que é a humildade, importa garantir que temos a flexibilidade suficiente para adaptar, corrigir e aprender durante os processos. A sociedade tem alterado as circunstâncias envolventes (tecnologia, política, cambial, recursos) a uma velocidade crescente, o que exige um permanente alerta sobre a validade dos pressupostos das decisões tomadas.

opportunity6)Opportunity – Agarrar as oportunidades quando elas se cruzam connosco é talvez das competências mais marcantes dos gestores de sucesso. Raramente a oportunidade se cruza mais do que uma vez com a mesma pessoa ao longo da sua vida. Ter a capacidade de identifica-la e o empenho para a “agarrar” são fatores que fazem a diferença.

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