Que marcas sofrerão com a crise?

11 de dezembro de 2012

Que marcas sofrerão com a crise?

António Jorge, Docente e Consultor Universitário

Numa conjuntura de depressão económica em que o consumo sofre uma significativa contração, torna-se óbvio que algumas marcas sofrerão com facto.

Para melhor compreender e avaliar quais as marcas que potencialmente serão mais afetadas, importa avaliar a génese da crise e as decisões tomadas para a procurar ultrapassar. Assim, a atual crise portuguesa tem a sua génese na dívida soberana ou do Estado, o qual, como uma empresa, tem 3 formas de resolução: aumento da receita, redução da despesa ou uma combinação das duas.

A solução adotada até aqui e para o futuro próximo, tem sido, em minha opinião, a do aumento da receita por via do aumento dos impostos diretos sobre o consumo (IVA) e sobre os rendimentos (IRS); este último adotado como solução para 2013.

A receita de IRS advém, em cerca de 80%, da classe média, pelo que facilmente se infere que as marcas mais afetadas pela crise serão as marcas consumidas pela classe média; entendendo-se esta afetação como um decrescimento de vendas e não de notoriedade ou de valores associados.

Os impactos desta perceção na gestão de marcas são significativos, uma vez que geram oportunidades nos extremos (marcas de luxo e marcas de baixo preço) e ameaças nas marcas de posicionamento de preço intermédio e mesmo premium.

Efetivar as oportunidades de crescimento de vendas nos extremos de posicionamento de preço necessita de uma gestão mais óbvia e clássica, já resistir ou evitar um forte decréscimo de vendas implica a procura de soluções mais criativas que conservem as perceções e valores das marcas.

O desafio de muitos marketeers para 2013 será fortemente sustentado em criatividade, gestão de portefólio, promoções e canais alternativos de distribuição, bem como o apoio às vendas na conquista de novos mercados.

Existindo caminhos existe esperança e motivação. Procuremos esses caminhos e evitemos a depressão.

Boas e criativas ideias e os desejos de um Feliz Natal.

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Comentários (3)

  1. Interessante a sua visão. Partilho desta sua opinião. Uma solução criativa para marcas de cosmética, beleza e bem estar pode passar por uma abordagem diferente mas de maior impacto às potenciais consumidoras através da PopyBox. As marcas parceiras da PopyBox conseguem transformar as suas clientes em verdadeiras embaixadoras de marca. Mais informação sobre o novo serviço que será lançado em 2013 em http://www.popybox.pt.

    por: Miguel Mateus,
  2. Excelente Ideia :)

    por: Antonio Jorge,
  3. Obrigada pelo excelente artigo. Também concordo, o futuro está aqui. (no presente!)

    por: Isaura Faria Lobato,

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