Quando as marcas se escreviam com letra pequena

22 de julho de 2015

Quando as marcas se escreviam com letra pequena

Carlos Melo Brito, Professor de Marketing da Faculdade de Economia do Porto

Quando comecei a dar aulas de marketing – já lá vão mais de 30 anos – muito pouca gente dava importância às marcas. Quando digo “muito pouca gente” refiro-me essencialmente ao mundo académico, embora seja também verdade que no mundo dos negócios elas não tinham a relevância que hoje assumem quer enquanto ativos quer como instrumentos de gestão estratégica.

Nessa época, os grandes manuais de marketing praticamente não abordavam a gestão das marcas. Não vou aqui citar autores para não parecer sobranceria minha, mas a verdade é que a generalidade das obras de referência na área do marketing management abordava as marcas numa secção do capítulo referente ao Produto, a par, aliás, de uma outra secção dirigida às embalagens. Isto é, marcas e embalagens eram duas subáreas (equivalentes em termos de importância!) no âmbito mais lato da gestão do produto enquanto variável do marketing mix.

Como se sabe, muita coisa se alterou e hoje o branding assume um papel central no domínio do marketing e até da gestão estratégica em geral. Por uma razão simples: não são os produtos que têm marca; são as marcas que têm produtos (e serviços)!

A todos os que me leem desejo umas boas férias!

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
8 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.