Comumente apontado como um dos mais poderosos canais de comunicação de uma marca, no que concerne à velocidade da dispersão de uma mensagem, alcance e abrangência, o Digital é, atualmente, uma aposta vencedora para qualquer empresa, serviço ou produto.
Facilmente se encontram dados interessantes sobre o tema, através de uma pesquisa rápida no Google. Senão, vejamos: se o Facebook fosse um país, seria o mais populoso do mundo; em agosto de 2015, mais de 1 bilhão de pessoas usaram o Facebook num único dia; existem mais de 200 milhões de blogs; 34% dos blogs postam opiniões sobre produtos e marcas; aproximadamente 78% dos consumidores confiam nas recomendações de amigos nas redes sociais; cerca de 80% das empresas usam redes socias para contratar e 95% delas o LinkedIn; o segundo maior motor de busca do mundo é o YouTube, onde mais de 300 horas de vídeo são enviadas por minuto; até 2018 2/3 do consumo móvel será de vídeos; o volume de dados criado nos últimos dois anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade; só no Google são feitas 3,5 bilhões de buscas por dia; só o perfil do jogador Neymar Jr tem mais seguidores do que a população do Uruguai e Argentina juntos.
Acresce que, qualquer empresa que faça uma análise rápida à forma como as pessoas acedem, diariamente, aos seus sites e redes sociais, verificam uma tendência clara do uso de smartphones, preterindo os computadores, numa urgência frenética em aceder a informação, a qualquer hora e em qualquer lugar.
É impossível ficar-se indiferente ao poder da imagem que que esta realidade nos sugere. A aposta deve ser, claramente, em mensagens fortes, claras, sedutoras e diferenciadoras, em particular, quando o nosso core business é a promoção turística de um território. Há que saber posicioná-lo e vendê-lo de forma competitiva e, sobretudo, genuína e autêntica, acautelando possíveis diferenciais negativos entre a expetativa criada e a realidade da visita. O objetivo será sempre superar as expetativas, gerar emoções positivas e experiências memoráveis.
É neste contexto que a estratégica comunicacional da Turismo Centro Portugal tem vindo a evoluir nos últimos anos: um novo site, que induz e convida a uma visita inspiracional pelo Centro de Portugal; aposta na dinamização das redes sociais, em particular, o facebook e o instagram; aposta na publicação de publireportagens emocionais, num registo storytelling, sobre alguns dos seus produtos e serviços diferenciadores; e, na produção de vídeos e spots, que colocam em evidência tudo o que, por vezes, as palavras ou as fotografias não conseguem traduzir. No fundo, em toda esta estratégia, é evidente a complementaridade dos meios e das formas, que procura traduzir o Centro de Portugal, este que pretende ser a marca do turismo da diversidade.
Em 2016, com o objetivo de se apresentar o Turismo Centro Portugal à ECTAA – Confederação Europeia de Agentes de Viagem e Operadores Turísticos, criou-se o spot de vídeo “Turismo Centro de Portugal – Preferred Destination ECTAA 2017”, tendo já vencido o “Grand Prix – Nacional” e “Destinos Turísticos”, duas das principais categoria do “ART & TUR”, em 2016, e posicionando-se para receber, muito em breve, mais um prémio, num festival internacional. É incontornável tratar-se de uma forma de promoção poderosa, em particular, no mercado internacional, pela projeção e o alcance destes circuitos.
Também, recentemente, foi apresentado no “Vê Portugal” – 4.º Fórum Turismo Interno, em Leiria, o novo filme promocional da Turismo Centro Portugal. “Próxima Paragem” é o seu nome. Repleto de paisagens de tirar a respiração, de sensações e experiências únicas. Onde em cerca de seis minutos se explora, num ritmo emocional, a diversidade e riqueza da Região Centro de Portugal. Onde os sons, sabores e cores, se somam a cada segundo, formando um mosaico de contemporaneidade e modernidade, harmonizado de forma única, com a história e o património. Uma ode ao amor. E, no final, uma surpresa e uma mensagem forte de inclusão.
Também a aposta na rubrica “Da Serra ao Mar”, do programa “Imagens de Marca”, assume um papel crucial nesta estratégia. Aqui, são apresentados, regularmente, num registo de elevada autenticidade e sensibilidade, paisagens, histórias, produtos, pessoas, que se têm revelado autênticos “tesouros” desta região.
Imagens fortes, marcantes e de elevada qualidade. Mensagens claras, simples e emotivas. Acreditamos que será desta forma que contribuiremos, de forma significativa, para partilhar com Portugal e com o Mundo, o “Nosso Centro de Portugal”, deixando-lhes o convite para que o tornem também “Seu”.
Pedro Manuel Monteiro Machado, Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal
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