Principais Tendências no Marketing Digital

7 de janeiro de 2015

Principais Tendências no Marketing Digital

Carolina Afonso, especialista em marketing

O início do ano é propenso a resoluções, planos, tendências e no marketing digital não se foge à tradição.

Nos últimos dias tenho lido vários artigos sobre este tema da perspectiva das marcas, das agências, dos especialistas e dos consumidores para tentar encontrar pontos em comum.

No global se tivesse que enumerar o TOP 5 de tendências daquilo que li e que me parece mais plausível de ser um cenário possível são as seguintes:

1. A incorporação das redes sociais no plano de marketing

Saber como tirar partido das redes sociais e como incorporá-las no marketing é um dos desafios que já vem de outros anos mas que é cada vez mais essencial.

Recomendo a leitura desta apresentação da Oakreative: http://goo.gl/fN9usr

2. As redes sociais vão ser cada vez mais um “paid media”

Esta não é propriamente uma novidade e acredito se mais do que uma tendência seja uma certeza. Em 2015 vamos ter cada vez menos alcance orgânico.

O desafio para quem quer continuar a apostar no crescimento orgânico será o marketing conteúdos, o que implicará maior investimento também em recursos para produção de vídeos, infografias, fotos e storytelling.

Sobre o tema de como criar conteúdos memoráveis, aconselho a leitura desta apresentação: http://goo.gl/17GTMu

3. O Instagram vai evidenciar-se cada vez mais

Esta rede social tem vindo a crescer em número de utilizadores, as marcas estão a investir na sua presença e até a apostar criativamente em campanhas de social selling e de user generated content. No mês passado este foi o tema do meu artigo que, para quem não tiver lido e tenha interesse no tema, deixo o link: http://goo.gl/WxjgWc

4. 2015 é apontado como o ano do vídeo

Os conteúdos em vídeo serão cada vez mais uma aposta e a  batalha pelo domínio deste campo está a ser travada entre o Facebook, o Youtube e o Twitter.

Em 2014 o Facebook já havia alterado o seu algoritmo para beneficiar os conteúdos em vídeo a aparecerem no newsfeed dos utilizadores e o próprio Mark Zuckerberg declarou que o vídeo é uma das prioridades para esta rede social.

O próprio Instagram (propriedade do Facebook) incentiva cada vez mais os utilizadores à criação de pequenos vídeos.

O Twitter fez também algumas alterações numa aproximação ao formato de sucesso do Vine.

Deixo também uma leitura da Ogilvy sobre o tema: http://goo.gl/06kxsE

5. O social selling vai ganhar maior expressão

Já sabemos que as redes sociais vieram revolucionar a forma como as marcas comunicam com a sua audiência.

Um estudo sobre o que mais partilham os utilizadores nas redes sociais revela que cerca de 25% partilha recomendações de coisas que gosta, ou seja, o poder de recomendação dos utilizadores nas redes sociais é cada vez mais cobiçado pelas marcas.

A conversão destas recomendações em vendas é um dos desafios a que vamos assistir em 2015.

Apesar de ser da opinião de que no marketing digital é preciso ter cuidado com previsões e futurologia pois o que hoje é verdade, amanhã é mentira, sugiro também a leitura atenta dos insights do Inside Facebook: http://goo.gl/DheuYN, do Toprank: http://goo.gl/nDpTAC e da JWT: http://goo.gl/C39d9H

E resta-me desejar um bom ano a todos cheio de novos e bons desafios!

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Comentários (5)

  1. Para ler

    por: Francisco,
  2. Muito interessante e actual!

    por: António Almeida Pires,
  3. Muito interessante! Obrigada.

    por: Rui Silva,
  4. bem verdade

    por: Luis,
  5. Interessante post. Outro dos challenges de este ano será a conciliaçao dos distintos “departamentos” de marketing digital (email, sms, anuncios, videos, webpage, search, etc). Penso que todos estes tem de estar coordenados de forma a dar uma melhor experiencia ao cliente. Exemplo: se compro algo online, para que continuo a receber anuncios na web do mesmo producto? Feliz 2015 a todos

    por: Goncalo,

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