Este ano o Natal chegou mais cedo para Portugal e para os Portugueses: somos o “Melhor Destino Turístico do Mundo”, distinção atribuída nos World Travel Awards 2017. Na verdade, fomos, só, o primeiro país europeu a conquistar esta distinção ao derrotar concorrentes como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha.
Estão, igualmente, de parabéns o Turismo de Portugal, IP – Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu -, a Madeira – Melhor Destino Insular -, Lisboa – o Melhor Destino para City Breaks -, a Parques de Sintra – Monte Lua é o melhor exemplo de recuperação de património -, e o Pine Cliffs, no Algarve – Melhor Resort de Luxo.
Este foi um prémio decidido por votação do público e de 200 mil profissionais de turismo em 160 países, num conjunto restrito de destinos selecionados pela organização, o que reforça, inegavelmente, a sua importância.
É quase unânime considerar-se que este prémio terá efeitos na cadeia de distribuição e irá resultar num aumento de vendas, nomeadamente, noutros setores. Esperado é já o reforço de atividades económicas e relações comerciais com mercados cada vez mais relevantes para Portugal, como a China e os Estados Unidos.
Esta é uma realidade que há uns anos seria classificada como algo dificilmente concretizável, senão, uma utopia. Apesar de tudo isto, o nosso país continua o mesmo: as mesmas cidades e aldeias, as mesmas praias e rios, as mesmas florestas, o mesmo património, a mesma gastronomia e vinhos, a mesma cultura e as mesmas tradições. As pessoas, também. Com a mesma autenticidade, fiéis a si próprias, cientes e orgulhosas do seu percurso e da sua história. No entanto, estamos certos que muitos dos sucessos alcançados assentam no inteligente equilíbrio entre autenticidade, hospitalidade, seriedade, segurança, diversidade, com o insistente e concertado reforço da qualificação, diferenciação e qualidade.
Todas as previsões apontam para que o ano de 2017 seja um dos melhores anos de sempre para o turismo nacional, e assim o comprovam os números: espera-se ultrapassar mais de 21 milhões de turistas, até ao final do ano. Dados do INE revelam que Portugal recebeu até abril mais de 5,3 milhões de turistas, um aumento de 10,9% face ao ano passado.
Em particular, a região Centro de Portugal, deu um importante contributo para esta realidade. O INE indica que em outubro, houve um expressivo aumento de 20,4% no total de dormidas em hotelaria, em comparação com o período análogo de 2016. Comparativamente, no mesmo período em análise, o crescimento de dormidas no país foi de 6,35% – ou seja, a procura do Centro de Portugal cresceu quatro vezes mais que a média nacional.
Importante destacar que após onze prémios conquistados em nove festivais, o filme “Centro de Portugal – Preferred Destination ECTAA 2017”, foi consagrado com o terceiro lugar no pódio final da Gala do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, em Viena, numa competição direta com outros filmes de destinos turísticos tão fortes como Espanha, França, Grécia, Turquia, Suíça, Inglaterra, Alemanha, Malásia, Eslovénia, Indonésia ou Egito, num total de 99 países.
Num ano em que Portugal ganhou mais de 2500 prémios e distinções internacionais, estamos certos de que esta distinção terá um impacto único no reforço e notoriedade desta marca, que se refletirá em todas as regiões de turismo nacionais.
Parabéns a Portugal e aos Portugueses, desde instituições públicas e privadas, empresários, autarquias e associações do setor! A ambição de continuarmos a ser “os melhores”, norteará, como aqui, o esforço diário de sermos excelentes e únicos!
Pedro Manuel Monteiro Machado, Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal
Comentários (0)