Os Algoritmos e a Comunicação

26 de junho de 2015

Os Algoritmos e a Comunicação

António Jorge, Consultor, Executivo e Docente Universitário

É conhecida a importância crescente que o meio digital tem vindo a assumir, quer do ponto de vista das marcas de media tradicional, quer pelas oportunidades que cria nos indivíduos para produzirem as suas próprias noticias.

Se por um lado este facto diversifica as fontes de informação e de opinião, por outro cria quantidades massivas de informação difícil, senão impossível, de analisar.

As empresas e organizações resolveram esse problema através de sistemas de informação muito desenvolvidos ancorados no conceito de big data. Os consumidores têm de confiar nos algoritmos[1] para esse efeito.

Os algoritmos facilitam a vida das pessoas, pois se não existissem, por exemplo quando abrimos o Facebook, teríamos cerca de 1.500 feeds para visualizar. Todos os motores de busca e os feeds de redes sociais como o Facebook e o Twitter utilizam algoritmos para selecionarem a informação que nos é mostrada.

Embora sejam úteis e efetuados com base nas nossas preferências passadas, como de pode ver neste exemplo da Google http://goo.gl/FAV5oI , não deixa de ser um processo automático, que de certa forma condiciona o que vimos e, por consequência o que pensamos.

Estes automatismos têm a utilidade referida, mas por outro lado contêm em si o poder de condicionar o que vemos enquanto indivíduos e o alcance do que publicamos enquanto gestores de marcas.

Talvez o futuro esteja na possibilidade cada um desenvolver o seu próprio algoritmo definindo, temas de interesse, palavras-chave e fontes de informação, entre outras variáveis.



[1] Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente em um período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita. (Wikipédia)

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