13 de junho de 2008

Opiniões que Marcam

Será que existe melhor forma para nos enriquecermos, pessoalmente e até profissionalmente, do que viajar?



A minha experiência pessoal já me tinha respondido afirmativamente a esta questão, mas tudo voltou a ser posto em causa com uma viagem de trabalho à Turquia, mais concretamente a Istambul.



E mais uma vez acredito que viajar enriquece-nos. Completa-nos. Preenche-nos. Abre-nos os olhos para novas realidades, e com esse novo olhar, podemos ser mais analíticos quando observamos a nossa sociedade, a nossa vida e o nosso trabalho.



Não falo de uma viagem de férias, sem preocupações, onde o lazer é o único objectivo. Falo antes, de uma viagem de trabalho e no meu caso, como jornalista, tenho que “mergulhar” na cultura do país onde me encontro. 
 
Istambul é hoje uma cidade com mais de 12 milhões de habitantes, uma metrópole única em toda a Europa. Uma cidade que aposta em diversos sectores mas onde a história é uma das mais-valias, um atributo ímpar para a sua promoção, quer internamente, quer internacionalmente. 
 
Em Istambul existem vestígios humanos desde a Idade do Bronze, foi nomeada como a segunda capital do Império Romano nos primeiros séculos da era moderna, mais tarde a capital do Império Bizantino. Mas a história não se fica por aqui… As cruzadas passaram por aqui, e já em pleno século XV cai nas mãos do império Otomano…
 
É esta riqueza histórico-cultural que confere a Istambul um estatuto ímpar em toda a Europa. Quantas cidades viveram tantos e tão distintos momentos? E esta tem sido a imagem que a Turquia transporta ao mundo, numa estratégia de comunicação apropriada e baseada no maior atributo desta cidade. Ao mesmo tempo, ela une a Europa e a Ásia, outra imagem de marca que cria um todo onde a modernidade e as tradições se cruzam: Cristianismo e Islão, Ocidente e Oriente funde-se harmoniosamente num único espaço
 
E neste cruzamento de culturas, as grandes marcas internacionais também querem marcar presença. Poderá parecer muito difícil mas acompanhámos e tentámos perceber como elas se aventuram por estas terras, e as conclusões são simples: a entrada neste mercado acontece como em todos os outros países. Estuda-se, analisa-se e decide-se ou não a entrada no mercado. 



Um dos exemplos da aceitação das marcas internacionais na Turquia, vive-se durante um fim-de-semana, em que a caravana de uma das competições automobilísticas mais mediáticas do planeta, invade Istambul. Estamos a falar da Formula 1 e de todo um mundo de marcas que ganha maior visibilidade por parte da população turca.  
 
E é toda esta riqueza e diversidade, onde mesquitas centenárias e protótipos de automóveis se cruzam, que queremos partilhar consigo no programa desta semana. Um programa que ganhou forma com o trabalho de apresentadores, editores, jornalistas, operadores de câmara, editores de imagem, produtores… Uma equipa que se esforçou para levar até si o melhor das Imagens de Marca de Istambul.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.