Ao encerrar os trabalhos da quarta edição da Conferência Portugal em Exame, a 14 de Maio, Belmiro de Azevedo foi eloquente. “Neste exame os empresários tiraram uma nota bem melhor do que o Governo.”
Um desses empresários foi Filipe Vila Nova, que com os irmãos criou a marca de jeans Salsa. A sua competência e ambição é tal que só nos podemos interrogar: até onde irá a Salsa?
A nota dominante da conferência foi a de que o Estado não faz competentemente aquilo que deve. Há muito Estado onde não deveria estar presente (na tentativa de intromissão nos salários dos gestores, por exemplo, que era o tema mediático naquele dia). E há mau Estado naquelas que são verdadeiramente as atribuições públicas, com a justiça a encimar as preocupações dos empresários e gestores.
A economia portuguesa continua a exibir um mau desempenho e isso, em larga medida, deve-se à política económica do Executivo. Novamente revisto em baixa, de 2,2% para 1,5%, não só a previsão de crescimento do PIB é inferior a 2007, como é abaixo da média da União Europeia, adiando a convergência com a Europa. Como adverte António Borges num documento que elaborou em exclusivo para a EXAME, a continuar assim, Portugal arrisca-se a perder outra década.
Em pleno Euro 2008, é bom que o apoio à selecção não signifique o envolvimento numa onda da “cultura da irrelevância” de que fala Pacheco Pereira, que desvia as atenções do que é importante. Que o futebol nos entusiasme, mas não centralize todas as preocupações, como se o nosso futuro dependesse de sermos campeões.
Destaques EXAME de Junho
Uma boa dose de criatividade e arrojo parecem ser os ingredientes do sucesso. Mas há segredos que fazem a diferença, como mostra a EXAME deste mês.
Filipe Vila Nova, presidente da Salsa, revela que a chave do êxito está no auto-conhecimento. “Quem quer ser diferente, quem quer fazer coisas diferentes, quem quer ter sucesso … Tem de se conhecer a si próprio. E isso é o princípio de todas as mudanças,” explica em entrevista.
A mudança é também o mote do artigo “Querido, mudei a indústria”, que mostra como as empresas do sector mobiliário pensam, cada vez mais, no mercado sem fronteiras. E para isso investem em marcas e design.
Já reparou? O low cost deixou de ser privilégio das companhias áreas e hoje abrange áreas, como a hotelaria e restauração, estética, estomatologia ou seguradoras. Perceba como este conceito é uma poderosa ferramenta de marketing.
Também de interesse é a peça sobre as ofertas dos bancos. Com o objectivo de fidelizar e angariar novos clientes, os bancos apresentam ofertas verdadeiramente irresistíveis. São os casos do Montepio que tem uma conta ordenado que paga o seguro automóvel ou do BES que se propõe pagar 10% das contas lá de casa. Os bancos é que saem a ganhar. Mas o consumidor também não se pode queixar, com produtos mais ajustados à crise económica.
Tal como Filipe Vila Nova, o auto-conhecimento é comum às protagonistas do artigo “Os negócios delas.” São mulheres de executivos de topo. Mas nem por isso prescindem da sua realização pessoal. Hoje são empresárias. A EXAME foi conhecer as histórias e motivações que as levaram a criar o seu próprio negócio.
Como sempre, a EXAME sai nas bancas na última quinta-feira do mês. Acompanhe estes e outros temas.
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