30 de novembro de -0001

Opiniões que Marcam

O movimento a favor de um desenvolvimento responsável e sustentável é uma tendência fundamental deste século, que responde á necessidade de fazer da economia um dos meios de resolução dos grandes problemas contemporâneos, económicos, ecológicos e sociais.


 


 


Este movimento leva as empresas a comunicar de forma diferente, não apenas para melhor integrarem as expectativas da sociedade civil mas para serem credíveis, participativas e eficazes na forma como correspondem a essas expectativas. Os seus valores, os seus discursos e os seus métodos devem levar em conta esta alteração de relação entre empresa e sociedade.


 


 


De resto, ainda muito recentemente, num congresso internacional sobre Publicidade realizado em Nova York, os temas considerados fundamentais sobre os quais a indústria deverá focalizar-se nos próximos anos são o desenvolvimento de uma auto-regulação eficaz, as preocupações crescentes em torno da publicidade e das crianças e o papel da publicidade na promoção de um desenvolvimento sustentável.


 


 


A APAN, ao representar as empresas que recorrem às diversas técnicas de comunicação para promover os seus produtos, os seus serviços, a sua notoriedade e a sua imagem junto do grande público, e enquanto seus representantes junto do seu meio envolvimento profissional, económico, social e político, é forçoso que esteja alerta para as novas tendências que podem ter impacto no negócio dos seus associados.


 


 


Foi neste quadro, e com consciência desta nova realidade que a APAN, enquanto Associação representante das empresas que comunicam em Portugal, decidiu recentemente lançar o tema da sustentabilidade e da ética empresarial como valores fundamentais para recuperar a confiança dos consumidores e potenciar o seu envolvimento emocional com as marcas.


 


 


Para esse efeito patrocinou um estudo profundo sobre o tema da Sustentabilidade e da Ética Empresarial, que tem como principal objectivo iniciar uma reflexão sobre as questões que o desenvolvimento sustentável coloca hoje às empresas. E essas questões não são de somenos. “Fazer bem fazendo o bem” é passar de uma lógica de venda dominante para uma lógica de diálogo e de parceria, o que significa uma alteração de paradigma para a função de comunicação. A introdução de valores de sustentabilidade nos processos de decisão no desenvolvimento de produtos e de comunicação das empresas, é cada vez mais fundamental para fazer a diferença e restaurar a confiança e o envolvimento dos consumidores no mundo actual. É adicionar grandes ideais, às grandes ideias.


 


 


As marcas estão hoje a um “click” da exposição à inconsistência e à falta de integridade das políticas de governação das empresas que as representam e o novo site Imagens de Marca, a quem desejo um ENORME sucesso, marca o início de um nova relação entre marcas e cidadãos, promovendo e facilitando uma relação interactiva que só pode trazer benefícios a quem quer ganhar dinheiro, de forma ética, fazendo a diferença.

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