(*) Presidente do grupo GCI
Em Novembro de 2009, a Edelman lançou uma ferramenta que permitia avaliar a influência, popularidade, engagement e confiança de cada utilizador da rede social Twitter, o TweetLevel. A inovação da Edelman, consultora na qual a GCI é afiliada desde 2005, veio revelar os mais influentes do Twitter, de acordo com uma metodologia matemática baseada em 18 variáveis. Foi também, na generalidade, elogiada pelas diferentes comunidades que a utilizam diariamente.
O sucesso do TweetLevel levou a Edelman a partir, rapidamente, para uma a versão 2.0 da ferramenta, que foi lançada há um mês. Tal como a primeira versão, também esta foi desenvolvida por Jonny Bentwood (@JonnyBentwood), que já tinha criado, por exemplo, o Social Media Index.
Tal como o TweetLevel 1.0, também esta versão avalia parâmetros como a popularidade, influência, confiança, relevância ou engagement, dando dicas sobre como melhorar os respectivos resultados.
As novidades não se ficaram por aqui. A Edelman aproveitou a renovação do TweetLevel para lançar o BlogLevel, ferramenta que avalia os blogs mais influentes.
Os elogios voltaram a ser rasgados. Estas duas ferramentas são não só excelentes avaliadores de influência, mas verdadeiras bombas de conhecimento. Permitem conhecer os bloggers e twitters mais influentes, mas também perceber quem influencia os influentes ou os tópicos mais abordados por estes.
Este conhecimento é essencial para oferecer uma melhor inteligência aos clientes, planear as melhores estratégias – e medi-las. Como se pode ver nos respectivos sites, os rankings são liderados por algumas das personalidades e sites mais criativos, relevantes e originais de todo o mundo, que são amplificados, seguidos e respeitados por outros. E que conseguem relacionar-se de uma forma mais significativa com os seus seguidores.
Numa primeira fase, a Edelman pensou em limitar estas ferramentas à utilização interna, mas acabou por disponibilizá-las e torná-las gratuitas, em parte para as poder melhorar. Se o TweetLevel já foi beneficiado por esta política virada para a comunidade, o BlogLevel – e outros que aparecerão – também o será.
As ferramentas, aliás, foram testadas por mais de 400 profissionais, incluindo académicos, líderes de opinião, marketeers ou jornalistas. Teste também o TweetLevel em http://tweetlevel.edelman.com e o BlogLevel em http://bloglevel.edelman.com.
Este lançamento confirma também a impressionante liderança intelectual da Edelman, demonstrando como pode indústria das PR inovar. É este o caminho. O destino, para a Edelman e GCI, está definido: chegar ao palco principal da liderança corporativa, estar na génese e desenvolvimento da estratégia, estar permanentemente a fazer evoluir estratégias e metodologias de trabalho, ser criativo, curioso e competente. E inovar, inovar, inovar.
Comentários (0)