(*) Marketeer e Docente Universitário
Um dos mais recentes conceitos desenvolvidos no universo do marketing foi o Marketing 3.0 (Philip Kotler, 2010). O conceito acrescenta ferramentas que permitem lidar com as expectativas dos consumidores relativamente a um Mundo melhor do ponto de vista social, económico e ambiental e com as suas aspirações quanto a valores e a satisfação espiritual.
Face à conjuntura, não podíamos estar a falar de ferramenta mais oportuna, pois a crise tem gerado um elevado nível de ansiedade, questiona as pessoas quanto às respostas que os sistemas económicos e políticos tem dado; bem como origina necessidades e expectativas de reforma e reequaciona o modo de vida materialista e consumista, abrindo uma janela de oportunidade para que a satisfação espiritual (ligada aos aspectos emocionais mas superior a estes) venha a aumentar importância no sistema valorativo dos consumidores e da Sociedade.
Não mais podemos pensar as marcas nas dimensões funcionais e emocionais, temos de lhes acrescentar uma dimensão espiritual que, nesta conjuntura, implica uma posição activa quanto à crise e aos problemas do Mundo. Sabemos também que a resposta a estas matérias não pode ser estritamente de comunicação, nem hipócrita, antes tem de ser sincera, autêntica e com um contributo real.
Estamos perante mais um grande desafio de Marketing que implica por um lado a revisão de expectativas dos stakeholders e por outro o desenvolvimento de uma estratégia e uma acção activa, não apenas no Mercado, mas também na Sociedade, por forma a que os consumidores percebam e valorizem as respostas das marcas aos seus anseios quanto a um Mundo melhor e a uma satisfação espiritual.
Mais uma vez a criatividade e o engenho Humanos mostram um caminho positivo, mesmo quando a maioria das vozes são negativas.
A todos quantos gerem marcas, desejo um bom trabalho na contribuição para o desenvolvimento de um Mundo melhor e os meus parabéns por terem essa oportunidade profissional.
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