(*) King of Lalaland
Considero todo o tipo de extremismos absurdos. Seria absurdo um mercado em que os consumidores só comprassem produtos de um determinado país assim como seria absurdo se os directores de marketing só contratassem agências estrangeiras.
Desconheço o processo que levou a EDP a escolher o enorme Stefan Sagmeister para desenvolver a sua nova identidade visual pelo que apenas critico terem-no feito numa altura de profunda crise e a uns escassos meses de a empresa ser totalmente privatizada.
Confesso que, do que já vi não desgosto, mas acharia irresponsável se tivesse sido realizado através de uma adjudicação directa, sem consulta a agências nacionais, que as temos tão boas como as melhores, como por exemplo a MAGA, a BRANDIA, a MOLA ATIVISM, a 2034 ou a IVITY, entre tantas outras. Como liberal que sou, reforço que apenas acharia mal dadas as actuais circunstâncias do país.
A triste realidade é que estamos a viver tempos absurdos em que nações inteiras ficam dependentes da especulação financeira e se assim é, temos de responder com consciência cívica e participarmos na resolução do problema, unindo-nos para libertar o país desta anormalidade.
Isso passa muito por animar a nossa economia e, pelo menos durante uns tempos e sempre que tivermos alternativa, escolhermos marcas 100% portuguesas. Nesse sentido, dou uma ajuda e fica aqui uma lista de agências de publicidade 100% portuguesas, categorizadas como eu as entendo.
Apenas considerei as agências polivalentes de que me lembrei quando estava a escrever isto. É justo dizer que há agências de publicidade portuguesas para todos os gostos e algumas até certificadas com o selo de ‘produto nacional’ como é o caso da ‘9 Creative Shop’.
Que me perdoem as multinacionais, mas o dinheiro que sai para as WPP’s, Omnicoms e HAVA’s da vida continua a ser muito e, honestamente acho que há muito tempo que não fazem nada para o merecer.
Agências portuguesas com filosofias, posicionamento e pricings semelhantes às grandes networks:
- Partners
- Strat
- BAR
- Nossa
- Norma Jean
- Ativism
- Brandia
Agências portuguesas com novas ideias e posicionamentos diferenciados:
- Torke / Pony Tale
- Ivity
- Lalaland (um bocadinho de arrogância não faz mal a ninguém)
Boas campanhas com sangue luso.
Comentários (0)