27 de junho de 2011

Opiniões que Marcam

(*) Júri no Festival Cannes Lions


 



2011 é um ano de optimismo. É o ano mais lucrativo de sempre para a organização do Festival. O ano com o maior número de peças inscritas. O ano com mais  oradores inspiradores a falarem sobre todas as oportunidades que o futuro nos reserva. E claro, o ano com a maior participação de público de sempre.  Vê-se em Cannes que o mundo está a querer sair da crise.


 


2011 não é o ano só da publicidade. O festival que agora é assumidamente sobre criatividade deixou de ter as fronteiras definidas. É uma amalgama de inspirações. É alta tecnologia cruzada com design, redes sociais com mobile ou activações de marca com música.  E não foi por acaso que o grande prémio Titanium foi entregue ao trabalho Jay-Z da Droga5 para o Bing, uma brilhante execução que já não cabe em nenhuma categoria.


 


2011 fica para a história da Roménia  que ganhou dois Grand Prix e um Titanium. E que com apenas um leão de bronze no seu historial, já tinham merecido rasgados elogios num discurso do Presidente da Republica à nação.  Por isso, desta vez espera-se que os criativos da Mccann Bucarest sejam recebidos com honras de estado à chegada do avião.


 


2011 é também o ano do Brasil que colocou em Cannes um número recorde de profissionais da área,. Fala-se em 3000. Transformando o português na língua mais falada por todo o festival. É o sinal da importância que o mercado da criação tem no Brasil, bem como da importância que esta industria tem globalmente para o desenvolvimento do pais. E é bom saber que já são alguns os criativos portugueses que são referencia no mercado de trabalho brasileiro.


 


2011 foi de Ouro para duas agências portuguesas. Foi com orgulho que vi o Pedro e o Marcelo da Fuel e o Paulo da Ivity subiram ao palco do Palais  e de Bronze para a Leo Burnett , que viram assim reconhecidos pelos melhores profissionais do mundo a excelência da criatividade portuguesa. Mas sabe a pouco, temos talento e temos de ter a vontade de fazer o melhor trabalho do mundo. Porque o pais precisa e porque Cannes deve ser um reflexo da excelência que temos de colocar no trabalho do dia a dia.


 


2011 teve um Grande Prémio em filme que tem também um bocadinho Portugal, com o nosso modelo mais conhecido do mundo: Cristiano Ronaldo, a fechar em grande o filme ‘Right the Futur’ da Nike com a camisola da selecção.


 


2011 vai ser também o ano em que o Festival EuroBest se realizará em Lisboa em Novembro, um previlégio que todos os profissionais da área não podem desperdiçar porque é tão inspirador contactarmos com o que de melhor se faz na Mundo para conseguirmos elevar a noção de qualidade por todos os agentes do mercado.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.