(*) Director de Marketing Sport Zone
Não posso neste dia, e nesta oportunidade, deixar de demonstrar a minha imensa satisfaçãoo e orgulho pelo facto da nova marca Sonae ter sido distinguida, ao mais alto nível, com um Leão de Ouro no festival de publicidade de Cannes!
Valor, perseverança, arrojo e até coragem foram atributos do projecto, mas também método, risco, inovação e uma intenção sempre presente de querer fazer mais, melhor e algo à frente do nosso tempo e que pudesse servir de referência na área do design!
Quando do lançamento da marca as criticas foram muitas e muitos foram os acomodados críticos que, em vários suportes, zurziram comentários pouco simpáticos face ao que a Sonae acabava de assumir como sua nova identidade.
Tendo estado a gerir todo o processo desde a sua génese sempre acreditei que eram criticas de opiniões demasiado ortodoxas e que, para além de tudo, atacavam de forma obstinada mais do que a obra, os seus obreiros!
E o tempo passou mas o trabalho continuou, porque ao contrário de uma marca tradicional, uma marca mutante como a da Sonae evolui, cresce, desenvolve-se e adapta-se rumo ao futuro estando, ao mesmo tempo, abraçada a ele.
Neste projecto, à medida que o tempo foi passando, mesmo quando a marca ainda só vivia dentro da sala de projecto, a certeza de que estava a criar algo extraordinário (expressão que Carlos Coelho sempre usou) era muito elevada. Tanta quanta a certeza que era uma marca que iria precisar de tempo para se exprimir.
Tempo que o PP(Pedro Pires) sempre lutou para que existisse um pouco mais, porque dizia que com mais tempo se conseguiria obter um resultado ainda melhor! Melhor foi o que o Paulo Rocha sempre lutou nas interminaveis versões, ajustes, testes, ensaios que fomos trocando ao longo de semanas e dias e horas de dedicação motivadas pela certeza que algo de extraordinário estava nas nossas mãos.
É evidente que nada disto teria sido possível sem que a visão do Engº. Paulo Azevedo, e restante Conselho de Administração da Sonae, não tivesse dado espaço para que se fizesse algo de diferente e inovador. Nota especial para o Dr. Luis Reis que com a energia e perspicácia que o caracterizam muito contribuiu para que o projecto fosse conduzido ao sucesso agora reconhecido.
Um pouco mais de um ano depois da apresentacao publica parece que Portugal acordou para a nova marca Sonae e o primeiro prémio apareceu através da Meios&Publicidade como Rebranding do ano. Poucas semanas depois o mundo reconheceu o trabalho da equipa Sonae-Ivity e hoje, um dia depois do nosso Leão nada muda, porque tal como o Carlos Coelho sempre diz – “uma Marca é como uma planta tem que ser regada para poder crescer”, e a nossa ainda é uma jovem planta que crescerá sempre a frente do seu tempo até onde o céu e a imaginação a deixarem ir.
Obrigado júri de Cannes. Estou muito muito contente pelo prémio que nos deram e pelo reconhecimento de quase dois anos de trabalho que dediquei a este Projecto.
Comentários (0)