(*) Marketeer e Docente Universitário
É muito útil e interessante o relatório desenvolvido pela Millward Brown, onde são apresentadas as 100 marcas globais mais valiosas.
Trata-se de um estudo onde é possível visualizar um conjunto de informações e conclusões úteis, agregadas quer por ranking global quer por categorias de produtos/serviços.
Não me detendo nos aspectos técnicos do estudo que podem ser observados no link, importa-me mais realçar um conjunto de highlights:
• O valor das 100 marcas em análise cresceu 17%, com este a ser determinado por uma combinação entre estudos quantitativos ao consumidor e análise financeira, indiciando a pertinência do investimento em marcas bem como e a sua resiliência à crise.
• As marcas chinesas já entraram no top 100, com, por exemplo, a China Mobile a ocupar o 9º lugar do top 10 e o motor de busca Baidu a ser a 2ª marca com maior crescimento (141%), atrás do facebook (246%).
• O relatório apresenta capítulos dedicados aos países emergentes Brasil, China e Índia.
• As marcas ligadas à tecnologia continuam a aumentar a sua importância, surgindo a Apple em 1º lugar com um crescimento de 110% face a 2010, logo secundada no top3 pela Google e IBM.
À imagem da Sociedade e da Economia, porque a estas aproveita, o Mundo das Marcas também evolui e o seu estudo pode revelar e/ou confirmar oportunidades.
O estudo pode ser encontrado no link http://www.brandz.com/output/
Comentários (0)