16 de maio de 2011

Opiniões que Marcam



(*) Managing Partner da Brand Finance Portugal, Espanha & Palop’s


 


A força da marca Portugal: Contributo para a criação de uma estrutura de análise e monitorização


À medida que avançamos na campanha pré eleitoral, assola-me cada vez mais o sentimento associado à discussão. Estamos no domínio do superficial e não do concreto. Mas o que tem isto a ver com a força da marca Portugal ou com o impacto deste sentimento fora das nossas fronteiras? O facto desta amálgama de discursos influenciar negativamente a percepção que os outros têm de nós, dificultando, por exemplo o esforço exportador das nossas empresas ou o acesso ao crédito no exterior.


 


Então, o que podemos e devemos fazer? Em primeiro lugar, definir uma estratégia de marca e em segundo, uma estrutura de monitorização da sua execução.


 


Como sabemos, a definição da estratégia cabe ao próximo governo, que a deverá apresentar enquanto programa, após as eleições de 5 de Junho.


 


Em relação à segunda, gostaria de dar o meu contributo para a construção de uma estrutura de análise e monitorização do impacto da marca Portugal nos vários sectores da economia, através de 10 passos:


 


1. Identificar audiências chave e sectores económicos estratégicos


 


2. Determinar os mercados chave para Portugal   


 


3. Identificar os concorrentes ‘Top in Class’ – por países & sectores económicos


 


4. Identificar os estudos e os indicadores (KPI’s) que permitam a comparação da sua performance em termos globais


 


5. Identificar os estudos e os indicadores que permitam comparar a performance por sector


 


6. Determinar  o efeito ‘Marca do País’


 


7. Correlacionar a Força da Marca vs indicadores económicos chave


 


8. Comparar com outros países níveis de investimento em marketing e iniciativas concretizadas


 


9. Elaboração periódica de um estudo de avaliação da marca do país, reportando a evolução dos indicadores seleccionados


 


10. Definir os KPI’s a incluir no relatório anual (Scorecards)


 


Os 10 passos enumerados, e que oportunamente detalharei, formam uma estrutura de referência, não fechada, cujo objectivo é sistematizar a abordagem e incorporar um plano de acção, que ajude a concretizar a estratégia e  permita implementar uma visão de médio e longo prazo.


 

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