(*) Managing Partner da Brand Finance Portugal, Espanha & Palop’s
A força da marca Portugal: Contributo para a criação de uma estrutura de análise e monitorização
À medida que avançamos na campanha pré eleitoral, assola-me cada vez mais o sentimento associado à discussão. Estamos no domínio do superficial e não do concreto. Mas o que tem isto a ver com a força da marca Portugal ou com o impacto deste sentimento fora das nossas fronteiras? O facto desta amálgama de discursos influenciar negativamente a percepção que os outros têm de nós, dificultando, por exemplo o esforço exportador das nossas empresas ou o acesso ao crédito no exterior.
Então, o que podemos e devemos fazer? Em primeiro lugar, definir uma estratégia de marca e em segundo, uma estrutura de monitorização da sua execução.
Como sabemos, a definição da estratégia cabe ao próximo governo, que a deverá apresentar enquanto programa, após as eleições de 5 de Junho.
Em relação à segunda, gostaria de dar o meu contributo para a construção de uma estrutura de análise e monitorização do impacto da marca Portugal nos vários sectores da economia, através de 10 passos:
1. Identificar audiências chave e sectores económicos estratégicos
2. Determinar os mercados chave para Portugal
3. Identificar os concorrentes ‘Top in Class’ – por países & sectores económicos
4. Identificar os estudos e os indicadores (KPI’s) que permitam a comparação da sua performance em termos globais
5. Identificar os estudos e os indicadores que permitam comparar a performance por sector
6. Determinar o efeito ‘Marca do País’
7. Correlacionar a Força da Marca vs indicadores económicos chave
8. Comparar com outros países níveis de investimento em marketing e iniciativas concretizadas
9. Elaboração periódica de um estudo de avaliação da marca do país, reportando a evolução dos indicadores seleccionados
10. Definir os KPI’s a incluir no relatório anual (Scorecards)
Os 10 passos enumerados, e que oportunamente detalharei, formam uma estrutura de referência, não fechada, cujo objectivo é sistematizar a abordagem e incorporar um plano de acção, que ajude a concretizar a estratégia e permita implementar uma visão de médio e longo prazo.
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