26 de abril de 2011

Opiniões que Marcam

(*) Director de Marketing da Sport Zone


 


 


No artigo de hoje vou-me debruçar sobre o poder que a letra “i” tem ganho nos últimos anos. Não creio que nenhuma outra letra do alfabeto tenha alguma vez ganho tamanha importância e preponderância perante as suas outras congéneres. Do alto da sua simples e peculiar fisionomia de contar com um ponto no cimo da sua estrutura base, esta letra é hoje muito mais do que uma simples vogal; é sinónimo de inovação, de tecnologia e de vanguarda. Como prefixo de qualquer outra palavra, atribui a esta atributos qualidades que isoladamente nunca seriam tão fácil e eficazmente conseguidos.


 


 


Sim, é indesmentível que se tornou moda, que se revela cada vez mais trendy e acima de tudo cada vez mais marca. Inquestionável mérito ao trabalho da Apple que tendo desenvolvido os seus mais inovadores produtos debaixo do umbrella do “i” colocou todo mundo na sombra desta (agora) poderosa letra.


 


 


Na minha opinião este sucesso é também espelho da (R)evolução que as Sociedades encetaram no sentido da valorização do poder do indivíduo, da capacidade que cada um de nós tem, ou quer ter, de se afirmar por si mesmo, com opinião própria, livre de preconceitos, de síndromes de vagas grupais e, acima de tudo, de ditar autonomamente as suas vontades. O poder do “eu” é hoje mais forte que nunca. Eu tenho, eu quero, eu compro, eu vou, eu fico, eu estou, eu faço, eu destruo, eu consigo, eu assumo, eu, eu, eu…ouve-se hoje amiúde nos mais variados suportes e formas – desde os discursos politicos aos discursos publicitários, dos textos de opinião às montras das redes sociais.


 


 


A Apple teve o mérito de ser a primeira marca a alimentar este “ego global” desenvolvendo e massificando produtos que permitiram a cada um comprar e ouvir a música que queria, e daí à informação, aos dados, à voz, à imagem ao multimedia foi um pequeno passo e hoje “sky is the limit” no que ao que cada um pode fazer com o seu “i”.


 


 


O “i” é claramente hoje a mais importante letra do alfabeto, o “eu” a mais importante expressão da actualidade e a conjugação dos dois conceitos um alinhamento, quase perfeito, para o sucesso das marcas.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.