8 de abril de 2011

Opiniões que Marcam

(*) Publicitário


 


Esta pergunta que abre as páginas do Facebook dá mesmo que pensar.


 


Como profissional de Comunicação estou obrigatoriamente no FB e faço parte da comunidade de 600 milhões, um número que equivale a um dos maiores países do mundo.


 


E como em Março, mês do PEC4 a rede social virou bastante política senti-me na obrigação de encher aquele rectângulo do FB com as seguintes frases: 


 


“Cheirinho a eleições”: 13 de março


“Estas eleições vão ser as mais disputadas e participativas desde o 25 de Abril 74. Vai uma Aposta?”: 23 de março


“Estamos lixados com F…”: 23 de março


 


Agora mais do que uma frase de circunstância, o pensamento, o que me vai na cabeça a mim e milhões de portugueses, merece algo mais profundo.
Sempre fui um “cliente laranja” e aqui assumo a minha cor. Participei e vivi a política desde 74 e gosto de política, com elevação e debate de IDEIAS. Mas já estive bem mais apaixonado por ela.


 


Temos eleições à porta e o primeiro problema sério é combater a abstenção e pôr as pessoas a votar, de preferência no partido e candidato a 1º ministro que melhor possa responder aos N problemas que temos pela frente enquanto Estado e povo, cada vez mais dependente de Bruxelas. Convém que a seguir à porta não tenhamos um abismo pior.


 


Claro que a nossa margem de manobra é cada vez mais estreita. Mais uma razão para acertarmos no partido e na pessoa certa.
Barack Obama ganhou com brilhantismo, contra tudo e contra todos, porque soube COMUNICAR e cativar os americanos. Numa palavra, porque conseguiu o que todos os nossos candidatos deveriam conseguir estabelecer com os seus adeptos e simpatizantes: ENGAGEMENT.


 


Sim são eleições diferentes. Mas o objectivo é o mesmo e hoje tal como na Comunicação entre Marcas Consumidores, na actual avalanche e saturação de mensagens CRIAR ENGAGEMENT é o grande objectivo.


 


Não venham com discursos vazios. Discursos institucionais que não aquecem nem arrefecem.


 


Sejam relevantes na mensagem. Falem a língua das pessoas. “Refreshment” precisa-se. Em forma e conteúdo. Troquem a cassete pelo I-pod!


 


Há muito que digo que vivemos no “Circo Chen”. Eu não quero que mudem só os palhaços.


 


O país não aguenta mais outdoors e réplicas sucessivas de campanhas.


 


Lideres e Partidos organizem-se. Ponham de lado o partido e à frente Portugal.


 


Sentem-se à mesa. Os de lá de foram pedem. Os portugueses exigem. Entendam-se em nome da Marca PORTUGAL. O País agradece e principalmente os jovens e as futuras gerações…


 


Apresentem IDEIAS. Chega de “déjá vu” por favor.


 


Dá trabalho? Dá, mas compensa.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.