(*) Publicitário
Esta pergunta que abre as páginas do Facebook dá mesmo que pensar.
Como profissional de Comunicação estou obrigatoriamente no FB e faço parte da comunidade de 600 milhões, um número que equivale a um dos maiores países do mundo.
E como em Março, mês do PEC4 a rede social virou bastante política senti-me na obrigação de encher aquele rectângulo do FB com as seguintes frases:
“Cheirinho a eleições”: 13 de março
“Estas eleições vão ser as mais disputadas e participativas desde o 25 de Abril 74. Vai uma Aposta?”: 23 de março
“Estamos lixados com F…”: 23 de março
Agora mais do que uma frase de circunstância, o pensamento, o que me vai na cabeça a mim e milhões de portugueses, merece algo mais profundo.
Sempre fui um “cliente laranja” e aqui assumo a minha cor. Participei e vivi a política desde 74 e gosto de política, com elevação e debate de IDEIAS. Mas já estive bem mais apaixonado por ela.
Temos eleições à porta e o primeiro problema sério é combater a abstenção e pôr as pessoas a votar, de preferência no partido e candidato a 1º ministro que melhor possa responder aos N problemas que temos pela frente enquanto Estado e povo, cada vez mais dependente de Bruxelas. Convém que a seguir à porta não tenhamos um abismo pior.
Claro que a nossa margem de manobra é cada vez mais estreita. Mais uma razão para acertarmos no partido e na pessoa certa.
Barack Obama ganhou com brilhantismo, contra tudo e contra todos, porque soube COMUNICAR e cativar os americanos. Numa palavra, porque conseguiu o que todos os nossos candidatos deveriam conseguir estabelecer com os seus adeptos e simpatizantes: ENGAGEMENT.
Sim são eleições diferentes. Mas o objectivo é o mesmo e hoje tal como na Comunicação entre Marcas Consumidores, na actual avalanche e saturação de mensagens CRIAR ENGAGEMENT é o grande objectivo.
Não venham com discursos vazios. Discursos institucionais que não aquecem nem arrefecem.
Sejam relevantes na mensagem. Falem a língua das pessoas. “Refreshment” precisa-se. Em forma e conteúdo. Troquem a cassete pelo I-pod!
Há muito que digo que vivemos no “Circo Chen”. Eu não quero que mudem só os palhaços.
O país não aguenta mais outdoors e réplicas sucessivas de campanhas.
Lideres e Partidos organizem-se. Ponham de lado o partido e à frente Portugal.
Sentem-se à mesa. Os de lá de foram pedem. Os portugueses exigem. Entendam-se em nome da Marca PORTUGAL. O País agradece e principalmente os jovens e as futuras gerações…
Apresentem IDEIAS. Chega de “déjá vu” por favor.
Dá trabalho? Dá, mas compensa.
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