4 de abril de 2011

Opiniões que Marcam

(*) Especialista em marketing sustentável; autora do livro “Green Target – As Novas Tendências do Marketing”


 


Ao longo dos últimos anos temos vindo a assistir a uma autêntica “cruzada verde” por parte de algumas empresas. A questão que se coloca é: Como é que as empresas que estão a implementar iniciativas sustentáveis se podem tornar credíveis no mercado e sobretudo aos olhos do consumidor?


 


Uma consultora internacional na área dá-nos algumas dicas sobre como promover iniciativas de marketing sustentável e de responsabilidade social na vertente ambiental com focus no envolvimento do consumidor no processo.


 


 


O que deve fazer


 


» Pense em todos os ângulos que motivam os por que os consumidores a comprar seus produtos; Compreendam genuinamente quais os atributos que são mais valorizados por estes e comecem a contar a história do posicionamento da marca nesta perspectiva;



 


» Afaste-se da linguagem do “sacrifício”. Encontre formas de falar sobre como seu produto ou serviço é mais fácil, mais saudável, mais conveniente…Seja positivo e foque-se nas soluções;



 


»Procure parcerias credíveis que atestem o seu compromisso genuíno, como é o caso de ONGs ou outros projectos com elevado reconhecimento e que permitam uma associação com a marca;



 


»Use os seus desafios ambientais e trade-offs como uma forma de envolver os seus clientes. Na verdade, uma abordagem aberta pode, potencialmente, transformar alguns deles em autênticos embaixadores da marca;



 


» Seleccione cuidadosamente a linguagem a utilizar. Quando disser “amigo do ambiente”, “fresco”, “orgânico”, certifique-se que os termos estão a ser bem empregues;



 


»Encontre formas de associar sua marca a causas relacionadas, como reflorestação de áreas desprotegidas, protecção a espécies ameaçadas, entre outras, assegurando e divulgando sempre os resultados finais destas campanhas;


 


» Identificar alternativas para reduzir o impacto ambiental do seu produto ao longo do ciclo de vida e envolva também os seus colaboradores nesta missão. Afinal, estes querem alinhar seus valores pessoais no trabalho e sentirem-se envolvidos numa missão comum;


 


O que não fazer


 


» Não reduza o seu compromisso com a sustentabilidade numa mera sequência de comunicados de imprensa a comunicar ao mundo que a empresa está solidária com a causa. É necessário passar das palavras aos actos;



 


»Não usar mensagens vagas ou imagens de natureza, se estes não têm nenhuma relação confiável para o seu produto. Em vez disso, seja específico e significativo na sua mensagem;



 


»Não fale sobre os compromissos, mas sim, falar sobre as realizações e realizações reais mensuráveis ​​(e de preferência endossados por terceiros);


 


 


»Não subestime o potencial das ferramentas web 2.0. Aproveite a internet, o word of mouth, o viral. Os consumidores “verdes” tendem a ser mais educados e adeptos de novas tecnologias. Assim, transforme os seus clientes em defensores da marca.


 


 


Concluindo, muitas empresas estão a tomar medidas adicionais para ter um padrão elevado de relatórios de responsabilidade social corporativa para seus investidores e, assim, adicionar outro nível de credibilidade. No entanto, é importante que estas não descurem o papel do consumidor nas suas estratégias. O consumidores verdes são, regra-geral mais instruídos, e como tal um envolvimento destes nos processos é muito importante para estratégias de marketing sustentável bem sucedidas e credíveis.


 



 


 


 


 

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