14 de março de 2011

Opiniões que Marcam

(*) Secretária-Geral da APAN


 


 


Numa altura em que conceitos como «media literacia» e «educação para a cidadania» ganham especial relevância nos órgãos de comunicação social, importa reflectir sobre a sua presença na sociedade e de que forma podem ser, de facto, um contributo para o bem comum.


 


Por um lado, sabemos que são ainda escassas as iniciativas dedicadas a este tema e que esta maior consciência resulta das recomendações internacionais que agora chegam a Portugal. Por outro lado, a APAN tem, desde há bastante tempo, dedicado especial atenção a este tema, tendo por isso implementado o programa Media Smart no nosso país.


 


Hoje, três anos depois do seu lançamento, o programa já atingiu resultados muito positivos (presente em cerca de 33% das escolas) mas tem ainda forte potencial de crescimento junto da comunidade escolar. É precisamente pela sua vocação para o público infantil que este programa tem assumido um papel significativo na formação e educação dos mais novos para a media literacia e, por conseguinte, para uma participação mais activa na sociedade.


 


Um pressuposto fundamental desta iniciativa é o facto de ter sido construída a pensar num público mais vulnerável, sensível e exposto aos media e à publicidade. Daí ser tão importante dotar as crianças, desde muito cedo, de ferramentas sólidas que as ajudem a interpretar as mensagens publicitárias, ensinando-lhes as técnicas de construção das mensagens, os objectivos que lhe estão subjacentes e a forma de os atingir.


 


Apesar de tudo, envolver as escolas, motivá-las a integrar novos conteúdos e aplicá-las na sala de aula de forma voluntária tem sido, nesta fase, um verdadeiro desafio. Depois da divulgação do programa, atrair e cativar pais e professores para os benefícios do Media Smart é um dos pilares centrais para o crescimento e consolidação do programa na rede escolar e uma tarefa particularmente árdua, já que depende de uma adesão voluntária e esclarecida das escolas e dos professores.


 


No sentido de promover a utilização do programa dando um sentido prático às aprendizagens criámos recentemente o “Concurso Media Smart” como mais uma das plataformas comunicação e envolvimento dos professores, alunos e pais. Através deste concurso lançámos um desafio concreto às escolas, para desenvolverem campanhas publicitárias de apoio ao desenvolvimento e sucesso escolar, movimentos em que a publicidade pode desempenhar um importante papel de sensibilização e motivação.


 


Na sua essência, o concurso visa pôr à prova as competências adquiridas através da implementação do programa nas escolas e fomentar uma familiarização com o mesmo, dando um sentido prático e útil a essas aprendizagens. Com efeito, o concurso caracteriza-se por um forte equilíbrio entre a vertente pedagógica e expressão artística dos mais novos, estimulando a criatividade e a ligação à comunidade escolar.


 


Em suma, importa fomentar a participação das escolas no Concurso Media Smart, a sua adesão efectiva ao programa, para que, num futuro (cada vez mais) breve possamos estar totalmente familiarizados e conscientes do valor acrescentado e da necessidade que a media literacia representa para uma sociedade mais informada e participada. Da nossa parte continuaremos a investir num programa que, acima de tudo, desenvolve autonomia crítica, preparando as crianças para o mundo que as rodeia e tornando-as cidadãos mais conscientes.


 

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