21 de fevereiro de 2011

Opiniões que Marcam

(*) Marketeer e Docente Universitário


 


 


Na Sociedade de Hoje, qualidade, funcionalidade, estética, nível de atendimento e, muito em breve, responsabilidade ecológica e social, são atributos esperados pelos consumidores exigentes e habituados a uma oferta que possibilita múltipla escolha.


 


Com a preocupação continua em encontrar diferenciação e valor, voltei aos livros de Bernd Schmit, sobre Marketing Experiencial, e confirmei a sua actualidade e a utilidade dos seus conceitos.


 


De facto as marcas têm de diferenciar-se pelas experiências que proporcionam em qualquer dos touchpoints com o consumidor, e não só numa estrita relação característica vs. benefício, uma vez que esta componente é basicamente cumprida por todas as marcas concorrentes.


 


O que o consumidor vai recordar será o conjunto de experiências, não só de utilização do bem ou serviço, mas da forma coerente e, de preferência, surpreendente como se conjugam na sua mente às experiências que teve, no acto de compra, no acesso ao site, ao perfil do facebook, à resposta que obteve do e-mail que enviou, enfim em todos os touchpoints que tem com a marca.


 


Considero que as experiências mais relevantes são as que envolvem relacionamento humano e um ambiente envolvente, ou seja, “Sua Excelência” o Retalho. Julgo também ser esta a razão pela qual muitas marcas optaram, nos últimos anos, por lojas monomarca, criando assim experiências exclusivas, ou na impossibilidade destas, gerindo a variável distribuição de forma selectiva e tratando do espaço da sua marca com um merchandising que contribua para a potenciar a experiência, não esquecendo o elemento mais importante, os comerciais e as suas competências de comunicação para contar e gerar experiências.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.