11 de fevereiro de 2011

Opiniões que Marcam

(*) Secretária-Geral da APAN


 


 


A crescente necessidade de estar ligado aos quatro cantos do globo é cada vez mais uma realidade. Deparamo-nos com novas empresas, novos meios, novas oportunidades a cada minuto, algo que tem vindo a despertar no sector da comunicação, inclusivamente na APAN, uma sede de conhecimento e de estar a par das movimentações do mercado e das principais novidades no que respeita ao ciclo da oferta e da procura.


 


É neste contexto que a APAN decidiu integrar e, consequentemente, «importar», um novo formato de reunião, conferência, encontro (como preferirmos chamar-lhe) para a apresentação de novas ideias e oportunidades no sector da comunicação de marketing e dos media.


 


Chamam-se «webinars» e são, no fundo, conferências online para apresentação de novas empresas emergentes nos vários países. Trata-se, por isso, de uma nova ferramenta para partilhar informação relevante entre profissionais e promover o intercâmbio de problemas e soluções.


 


No passado dia 1 de Fevereiro, nas instalações da APAN, realizou-se o primeiro webinar organizado pela Federação Mundial de Anunciantes (WFA) sobre o tema «Maximizing Marketing Efficiency – research on procurement excelence».


 


No encontro, que foi aberto aos associados da APAN, foi partilhado e apresentado um estudo desenvolvido pela Spire, uma empresa de estudos especializada na optimização de recursos e na avaliação da eficácia e eficiência organizacionais, a pedido da WFA. Neste contexto, foi explicado de que forma os departamentos de procurement podem organizar-se para maximizar a sua eficácia em termos de marketing e melhorar a sua performance em termos organizacionais. Assim, este primeiro webinar, baseado na apresentação deste trabalho de campo, teve como grande objectivo dar a conhecer os resultados obtidos e de que forma poderão ter impacto positivo nas empresas anunciantes.


 


Entre as principais conclusões sobre aquilo que conduz à eficiência na actividade do marketing, de acordo com as maiores organizações de marketing do mundo, estão quatro “key drivers”: construir boas relações com as melhores agências e fornecedores motivando-os a superar-se; optimizar processos, apostando em abordagens integradas das várias actividades; gerir o dinheiro de forma controlada e equilibrada avaliando permanentemente os custos-benefícios; e, por fim, implementando mecanismos estruturados que permitam uma melhoria contínua do conhecimento dos processos de trabalho.


 


Para além disso, este trabalho da WFA permite estabelecer várias tipologias de resultados em função da forma com os quatro elementos identificados se relacionam, e o peso que têm em cada empresa. A grande conclusão é que um grande alinhamento entre as equipas de marketing e procurement cria as condições certas para aumentar uma especialização que conduz, claramente, a uma maior eficiência na actividade do marketing.


 


Já no mês de Março está prevista a realização de um novo webinar na APAN, desta vez sobre a NOW (New Opportunity Window), uma plataforma recente sobre novas empresas emergentes na área do marketing e comunicação.


 


 

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