2 de fevereiro de 2011

Opiniões que Marcam


(*) CEO da Havas Media


 


Vivemos momentos de profunda mudança – o consumidor interage com as marcas e responde directamente aos seus estímulos promocionais de uma forma simples e à distância de um click.


 


O consumidor tem agora à sua disposição um conjunto de novas ferramentas e plataformas digitais que lhe confere cada vez maior poder de influência sobre as marcas, mas principalmente sobre os outros consumidores.


 


As regras alteraram-se, e as marcas não podem simplesmente replicar para os meios on-line tudo o que aprenderam nos meios tradicionais. Simplesmente porque não resulta!! Os conceitos são distintos, as funcionalidades são inovadoras, as métricas são diferentes, e os efeitos não se sobrepõem, são, aliás, complementares.


 


Os consumidores já não são puramente “on” e “off”, são cada vez mais blended, obrigando todos os players do mercado da comunicação e publicidade a desenvolverem novas competências para explorar as oportunidades que surgem nos diálogos que se estabelecem entre os consumidores e as marcas.


 


O desafio para o marketer é claro: captar a atenção dos consumidores, recorrendo simultaneamente aos meios digitais e tradicionais, mas com a clara noção de que o todo pode ser muito maior do que a soma das partes.


 


Para as marcas se fazerem ouvir, temos que ter a capacidade de as por a falar a mesma linguagem que o consumidor, a contactar nos locais e nos momentos mais relevantes, e a envolve-lo em todo o processo.


 


Na prática, a utilização integrada de meios, de uma forma Blended permite conhecer melhor os clientes actuais, captar novos segmentos, entrar em novos mercados e obter, de forma sistemática, feedback dos mesmos.


 


As agências de meios encontram-se bem posicionadas para apoiar os marketers na definição das melhores estratégias para as marcas, adequando as suas iniciativas ao melhor mix de pontos de contacto, independentemente dos meios em causa.


 


É urgente adaptarmos a comunicação das marcas a esta mudança! Do que está à espera?

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