* Director do Portal Sapo
O ano que agora termina foi claramente um ano difícil, com a conjuntura macro-económica a minar a confiança de particulares e empresas com impactos óbvios no investimento e no consumo. O próximo ano será seguramente mais difícil, quanto mais não seja porque mais do que tendências macro-económicas, taxas de juro, ratings da República Portuguesa, serão os temas que mais directamente impactam cada um de nós, como o aumento do desemprego, a diminuição do rendimento disponível pelo aumento dos impostos e das taxas de juro entre outros que irão dominar a agenda de 2011.
Para o Marketing e, muito especificamente para a Publicidade, será mais um ano de redução de investimento e onde poderão acontecer algumas alterações estruturais nas condições do mercado, mas olhando pela positiva, e mesmo na situação que todos nós antevemos há sempre como olhar pela positiva, é também um ano de oportunidades. Oportunidade de quebrar com velhas tradições e experimentar novas ideias. Oportunidade de inovar e melhorar a eficiência. Oportunidade de mudar paradigmas. Não que todas estas oportunidades não estejam já bem interiorizadas no nosso ADN, mas é bem verdade que a necessidade aguça o engenho e 2011 será um ano onde a necessidade irá imperar…
Os avanços tecnológicos não param de nos surpreender, mas a nossa indústria tem surpreendido pela negativa ao não abraçar esses avanços mais rápido do que os outros e aproveitar para efectivamente se diferenciar. Muitas das buzz words sobre as quais muito se fala mas ainda pouco se faz poderão ter a sua oportunidade num ano em que o investimento publicitário e de marketing não crescerá certamente e onde para nos diferenciarmos teremos que nos apoiar mais no marketing de guerrilha e nas muitas ferramentas digitais que agora aparecem, e menos em super-produções hollywoodescas totalmente descontextualizadas da realidade em que nos inserimos.
A diferenciação é facilitada por termos cada vez mais ferramentas ao nosso dispor e embora estejamos ainda numa fase de aprendizagem, a probabilidade de conseguirmos aumentar a nossa eficiência é muito elevada. Não há para esta questão, como para nenhuma questão importante da vida, uma receita garantida, mas o caminho é claro e aponta no sentido de um melhor aproveitamento daquilo que a tecnologia tem colocado à nossa disposição a uma velocidade impressionante. Serão os tablets, a geo-localização, a publicidade interactiva e multi-plataforma, as apps para telemóveis, o social media e que ditarão o caminho, a novidade é que o contexto económico do próximo ano irá acelerar significativamente a sua adopção.
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