22 de dezembro de 2010

Opiniões que Marcam

(*) Marketeer e Docente Universitário

 

 

São frequentes, notícias sobre crescimentos “meteóricos” de empresas cujo negócio é disponibilizarem cupões de desconto, que as pessoas recebem diariamente por mail, para restaurantes, spa’s, hotéis e outros serviços de turismo relacionados com o lazer e a aventura. Alguns sites começam já a alargar essa oferta a outros produtos e serviços, como a moda.

 

Este modelo de negócio tem, em minha opinião, muito futuro, pois os custos por contacto são baixos e apresenta vantagens para todos os envolvidos. O ”anunciante” vê o seu produto divulgado, o seu tráfego aumentado e a sua base de consumidores alargada, podendo assim estabilizar o volume de actividade. O consumidor está muito sensível a este tipo de propostas, quer pela crise, quer pela tendência de maior racionalidade na compra, podendo assim usufruir de serviços que habitualmente não compraria ou, aumentar a sua frequência de compra. Os sites, ganham a sua comissão, função do negócio gerado.

 

Alguns exemplos destes sites são: Groupon; Goodlife; Clubefashion.

 

Esta dinâmica influencia já as opções em termos de sociabilização e tempos livres, fazendo passar pela Web uma parte importante da nossa vida que, cumulada com as redes sociais, dá que pensar.

 

Antevejo um rápido crescimento desta ferramenta por uma vasta multiplicidade de negócios, tornando-a, provavelmente, no facebook das promoções.

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