11 de novembro de 2010

Opiniões que Marcam


* Secretária-Geral da APAN


 


 


Foi com grande satisfação que a APAN realizou, no dia 4 de Novembro, a sua Conferência Anual, este ano dedicada à mudança.


 


Mais uma vez, quisemos reunir os principais agentes do sector e motivar uma reflexão mais aberta e mais dinâmica sobre a mudança que se impõe na publicidade e na comunicação de marketing em Portugal. Ao fim do dia, ao encerrar a conferência, tivemos a plena convicção de que os objectivos centrais deste encontro foram cumpridos.


 


Porque mudar é uma necessidade imperativa no contexto em que nos encontramos, é fundamental saber, agora mais do que nunca, qual o sentido da mudança e os valores reais que devem ser soberanos e “orientar” essa mudança.


 


Este ano, fomos brindados com dois painéis especialmente interessantes, não só pela solidez e actualidade dos conteúdos apresentados, mas pela pertinência dos temas debatidos. Por um lado, a consolidação dos novos media, as redes sociais e as novas plataformas online; por outro, a falta de confiança dos portugueses na publicidade. 


 


Se os resultados do estudo “We trust in advertising?” não são uma surpresa, a tendência do debate foi precisamente tentar “desbloquear” as oportunidades para reconquistar essa relação com o consumidor que se perdeu. Perdeu-se a confiança, desvaneceu a transparência e a credibilidade – tudo em consequência de uma “relação emocional” que deixou de existir entre as marcas e as pessoas.


 


Pensando melhor sobre os resultados, talvez a resposta (e o sentido da mudança) passe pela aposta adequada e ajustada nos novos media, num acompanhamento e numa presença diferente, nova, na vida dos consumidores. A importância de estar um passo à frente, de pensar em ideias diferenciadoras e motivantes – que promovam um engagement real com os consumidores – foi também uma das mensagens que sobressaiu da conferência da APAN.


 


Esta iniciativa veio, uma vez mais, reforçar as intenções da APAN, enquanto representante dos anunciantes portugueses, de continuar a trabalhar para melhores soluções e melhores resultados.


 


Para além das novas perspectivas resultantes das opiniões dos especialistas ali presentes, a APAN vai continuar a promover a discussão deste tema no seu seio, investindo na procura do caminho certo que leve a um reencontro de consumidores e marcas.

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