*Directora Geral da JCDecaux Portugal
Em plena época estival, num ano marcado pela palavra “crise”, onde a economia dita à política medidas de austeridade, os políticos sugerem que se “vá para fora cá dentro” e a imprensa dá dicas de como poupar, o valor da publicidade é sem dúvida um tema pertinente.
Mais do que um investimento que contribui para difundir as mensagens-chave ou a imagem de uma marca, a publicidade é um investimento que perdura no tempo, na memória, que, por si só, pode contar a história de determinada época.
A descoberta recente de cartazes antigos de publicidade na estação de Notting Hill, no metro de Londres, é um bom exemplo! Uma breve incursão pelas redes sociais, como o Facebook, permite perceber que muitos daqueles que eram crianças quando apareceu a televisão a cores em Portugal, publicam hiperligações para anúncios publicitários que marcaram épocas e, nalguns casos, constituem verdadeiros case-studies.
Quem não se lembra dos anúncios que lançaram gelados como o Cornetto ou relógios Swatch? E daqueles que fizeram história ao suportarem publicidade que alterou hábitos de consumo – por exemplo da Knorr – ou que mais recentemente estiveram ao lado de grandes causas, como o 125º Aniversário do Jardim Zoológico de Lisboa?
A publicidade, que à primeira vista pode parecer efémera, perdura na memória daqueles que a vêem, a sentem, e na memória de quem a cria, constituindo um valor seguro.
Para responder às necessidades das marcas, a publicidade exterior procura estar sempre na vanguarda das exigências dos seus clientes, por via da antecipação das suas necessidades.
Objectivo? Continuar a ajudar na construção das marcas, na criação de valor e diferenciação dessas marcas, a fidelizar hábitos de consumo, a despertar para as grandes causas… a marcar épocas.
Num breve balanço por aquilo que temos feito, orgulhamo-nos de contar uma história de sucesso! Exemplos disso são as recentes inovações que temos desenvolvido e que trouxeram algo de novo para o mercado. Entre essas inovações contam-se o lançamento de bolas de sabão reais sobre as pessoas que circulavam perto dos suportes que anunciavam a marca Pandora, o tapete interactivo Vodafone que, por altura do Mundial de Futebol, fez as delícias dos mais pequenos com verdadeiros jogos de futebol virtuais, os mupis que permitem descarregar músicas via bluetooth.
Motivos mais do que suficientes para acreditarmos que a crise pode ser transformada em oportunidade; que na rentrée, a publicidade pode ajudar a contrariar as previsões mais pessimistas!
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