26 de julho de 2010

Opiniões que Marcam

*Director Portal Sapo


 


 


O mundo dos jogos online tem vindo a crescer a uma velocidade impressionante. Cada vez mais internautas passam uma parte significativa do seu tempo a jogar online, a que não será alheio o facto de existirem cada vez mais formatos disponíveis que hoje agradam não só a gamers intensivos mas também a casual players. Projectos agregadores como o Miniclip ou títulos da Zynga como o Farmville e o Mafia Wars, grandes sucessos do Facebook, juntam hoje largos milhões de jogadores online. Também as 3 principais consolas têm hoje acesso directo à internet e a grande maioria dos jogos têm a possibilidade de serem jogados online.


 


Esta tendência é uma grande oportunidade para as marcas conseguirem uma maior aproximação ao consumidor. Por um lado trata-se de um meio emergente onde os consumidores despendem muito tempo permitindo um contacto continuado com a marca nomeadamente através do in game advertising, por outro existem outros formatos de interacção que permitem acrescentar valor para o consumidor e assim criar uma experiência de marca ainda mais forte e relevante, como por exemplo através da oferta de produtos do jogo ou a sponsorização de um determinado personagem dentro do jogo.


 


Também a segmentação é relativamente fácil permitindo às marcas optar pelos jogos que mais se enquadram no perfil dos seus consumidores.


 


Mas é acima de tudo fundamental o acompanhamento destas novas realidades, dado serem uma parte integrante e cada vez mais importante das vidas de uma cada vez maior parte da população portuguesa, e o conhecimento e a partilha da sua linguagem ajudarão certamente a aproximar as marcas dos seus consumidores.


 


Muitas marcas já olham para este fenómeno há algum tempo e têm lançado projectos interessantes como foram, no passado, os casos da Axe que utilizou o protagonista do jogo PAIN para mostrar aos jovens de sexo masculino como utilizar de forma correcta os desodorizantes de spray, ou a Nestlé associando-se ao famoso Cooking Mama, um jogo de receitas para a Wii.


 


O formato de interacção ainda não é claro, mas o tempo despendido por uma audiência cada vez maior nesta nova realidade dos jogos online não deixa margem para dúvidas sobre a grande oportunidade que se avizinha para os marketeers.


 

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