*Secretária-geral da APAN
Em tempos anteriores afirmávamos “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Agora, mais do que nunca, o ditado impõe-se como uma realidade. Não só por ser fiel ao que acontece na sociedade, mas por se multiplicar de forma constante. A mudança está aí e é o tema da Conferência Anual da APAN, a 4 de Novembro.
É precisamente por acreditarmos que é preciso mudar que a próxima conferência da APAN vai concretizar essa mudança. Porque a ruptura, saudável e preparada, é necessária e agora é um elemento fundamental para crescer e progredir.
A próxima edição da conferência tem um conceito diferente. Porque desta vez queremos mostrar os novos desafios e demonstrar as melhores oportunidades, para que seguir em frente seja sempre (ou na maior parte das vezes) a melhor solução.
Primeiro que tudo, queremos que os profissionais do sector da comunicação se questionem a si próprios, que encarem a mudança, que a considerem. “Está preparado para mudar?” é o tema do encontro, que se prevê dinâmico, como já é habitual, pelo debate aberto e franco entre os participantes sobre as questões do presente e do futuro. Mas desta vez, mais do que isso, queremos que seja objectivo e construtivo, e que aponte a mudança inevitável, como o futuro das companhias.
Para além do contexto nacional e internacional do panorama económico-financeiro mudam os modelos de negócio, o posicionamento das marcas, a performance nos mercados, os padrões de consumo. Tudo está a mudar e é imperativo que os profissionais – os anunciantes, agências e meios – se empenhem numa resposta consolidada perante todas estas mudanças.
De facto, é nossa convicção que os especialistas que nos visitam este ano vão proporcionar aos profissionais portugueses um conjunto de perspectivas renovadas que, registando o histórico internacional, antevejam o futuro nacional. No mesmo sentido, serão apresentadas as soluções e ferramentas para que as empresas possam, efectivamente, agir de forma coerente e incentivar a concretização de uma mudança sólida e estruturada que adapte as necessidades da empresa às exigências dos consumidores.
Estamos, por tudo isto, a preparar uma sessão inovadora e actual, que será palco de debate sobre as principais preocupações e necessidades que as marcas e as suas empresas enfrentam nos dias de hoje. Vamos discuti-lo no contexto de mercado, mas também na forma como cada marca comunica para o seu público-alvo.
Reunida a comunidade do marketing e da comunicação, a APAN pretende mudar, de diversas formas, as suas perspectivas sobre o futuro que a crise tem vindo a desenhar nos últimos anos, e também as expectativas sobre os benefícios concretos da mudança e da aposta em novos caminhos: novas estratégias, novos processos e novas ferramentas de comunicação.
Comentários (0)