12 de julho de 2010

Opiniões que Marcam

*Marketeer


 


Numa época em que a relação com clientes e consumidores assume uma relevância primordial na gestão das marcas e dos negócios; a gestão estratégica de conta (Key Account Management – KAM) apresenta-se como uma ferramenta fundamental para a construção de marca e desenvolvimento do negócio.


 


Gerir contas numa óptica estratégica implica antes de mais determinar o seu valor actual tendo em atenção as suas contribuições futuras para os resultados da empresa; quer do ponto de vista financeiro quer do ponto de vista de outros elementos que contribuam significativamente para a realização da estratégia da empresa; como por exemplo o desenvolvimento de produto ou a presença em determinados mercados alvo. Ou seja, implica uma óptica de vendas de longo prazo e não de curto prazo.


 


É evidente que nem todos os clientes têm esta importância estratégica, pelo que, uma vez determinado o valor actual das contribuições futuras e analisada a estratégia de cada cliente, devem seleccionar-se os clientes/contas a quem, efectivamente, importa aplicar uma gestão estratégica de conta; uma vez que a mesma consome muito recursos; impossibilitando assim a aplicação da mesma a uma base alargada de clientes. Frequentemente, para “extrair” as contribuições que o cliente está disponível para dar, é necessário criar equipas pluridisciplinares que englobam, para além das vendas, o marketing, a logística e a investigação e desenvolvimento.


 


A gestão estratégica de conta surge assim como um conceito focado no futuro, que permite agregar e rentabilizar os esforços empresariais, reforçando e desenvolvendo marcas através da fidelização de clientes e da incorporação dos seus inputs  na investigação e desenvolvimento da marca.


 

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